“Ruptura de vínculos, excesso de trabalho, incertezas e falta de acesso são alguns dos elementos que configuram o chamado apagão educacional”, diz Comitê de Acompanhamento da Crise Educacional no RS
O relatório geral de um estudo de interesse público sobre o acesso à educação durante a pandemia será divulgado na sexta-feira às 9h30h em apresentação virtual para toda a sociedade.
Na sexta-feira, dia 25 de setembro, às 9h30, acontece a apresentação dos dados consolidados do estudo que foi realizado pelo Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS junto com a Associação Mães & Pais Pela Democracia. A pesquisa envolveu mais de 2 mil pessoas que, entre os dias 23 e 28 de julho, participaram do estudo através de um questionário online, ajudando a revelar as desigualdades no tratamento ao tema da educação durante a pandemia.
Os dados parciais foram apresentados entre os dias 30 de julho e 21 de agosto. “Agora será apresentado o relatório geral com novas informações geradas pelo cruzamento dos dados”, explica a socióloga Aline Kerber, responsável técnica pela pesquisa e presidenta licenciada da Associação Mães & Pais Pela Democracia.
Para Daniel Momoli, Doutor em Educação pela UFRGS e um dos articuladores do Comitê, nessa etapa foi possível “identificar quais são os elementos que configuram esse fenômeno chamado de apagão educacional”. Além da apresentação do relatório é previsto um debate sobre o retorno as aulas com a participação da economista do Dieese, Anelise Manganelli e do professor Doutor em Educação, Paulo Fochi.
A apresentação dos resultados será realizada, sexta-feira (25) através de transmissão realizada pela página Comitê: https://www.facebook.com/CPEAEnoRS.
Mais informações podem ser obtidas com Marcelo Prado, presidente em exercício da Associação Mães & Pais Pela Democracia através do e-mail maesepaispelademocracia@gmail.com e com Daniel Momoli, do Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS através do e-mail: comitepopulardeeducacao@gmail.com.
Mais notícias