Municipários estão em greve a partir de 5/10

Assembleia Geral - 29set2017 - MP (323)

Em assembleia geral histórica com cerca de 3 mil municipários, realizada na noite desta sexta-feira, 29 de setembro, no Largo Zumbi dos Palmares, a categoria decidiu, por ampla maioria, pela greve a partir do dia 5 de outubro. A notificação ao prefeito será feita na próxima segunda-feira, dia 2. No dia 10 haverá assembleia de avaliação do movimento.

A assembleia também decidiu por ter um comando de greve aberto — que irá se reunir na próxima segunda-feira, às 19h, no Simpa — e um comando de negociação, formado pela diretoria e cinco representantes da categoria.

A greve de hoje foi deflagrada após um longo processo de tentativa de diálogo com a prefeitura, cujo capítulo mais recente aconteceu nesta tarde. Na reunião entre a direção do Simpa e o secretário de Gestão e Planejamento, José Alfredo Parode, não houve avanços nos itens da pauta da categoria, nem no que diz respeito à retirada dos projetos que estão na Câmara e ao fim do parcelamento. Paralelamente, a categoria se mobilizou realizando atos e atividades para possibilitar a realização de uma assembleia massiva e representativa.

Unidade na luta
A diretora do Simpa, Luciane Pereira, abriu os trabalhos destacando que “a assembleia, a décima deste ano, já começa grandiosa, com a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras”. E completou: “ser servidor, hoje, é um ato de resistência”. O diretor Jonas Tarcísio Reis enfatizou que “Marchezan não representa Porto Alegre” e “vai engolir estes projetos; vamos tomar as ruas já!”.

O último diretor a falar foi Alberto Terres. “Estamos todos irmanados contra os ataques à categoria”. E explicou que a greve deflagrada hoje não pode ser considerada ilegal uma vez que a própria prefeitura não está cumprindo com a decisão da Justiça que determinou que o poder público municipal é obrigado a pagar multa cada vez que os salários forem parcelados, decisão que ainda depende do fim da tramitação nas instâncias judiciárias para ser aplicada.

 

Atualizado: 02/10/2017 – 15h37

Tags: greve, simpa, sindicato

Mais notícias