O Simpa informa que, conforme alerta epidemiológico (veja abaixo) emitido pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre nesta quarta-feira (21), foi confirmada epizootia (ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região) por febre amarela, em quatro primatas não-humanos, nos bairros Lageado e Lami. Pessoas residentes ou que circulam nessas regiões podem procurar os serviços de saúde para obter mais informações.
Com essa ocorrência, diz o alerta, “Porto Alegre passou a ser considerada área de transmissão do vírus da FA”. O documento traz ainda orientações aos profissionais de saúde, inclusive sobre a busca ativa de pessoas não vacinadas e sobre como notificar situações suspeitas.
De acordo com o comunicado, é recomendada a “imediata busca ativa de pessoas não vacinadas, bem como a revisão de carteira vacinal das que buscarem os serviços de saúde, especialmente de residentes e pessoas que circulam nas regiões afetadas. Atenção ao intervalo mínimo de 14 dias, necessário entre as vacinas contra FA e contra Covid-19”.
O Simpa esclarece que é importante as pessoas não tentarem capturar ou eliminar os bugios ou outros tipos de macacos. Os animais não propagam a doença — que é transmitida por meio de picada de mosquito — e cumprem importante papel no equilíbrio ambiental e no trabalho das autoridades sanitárias, uma vez que funcionam como indicadores da presença do vírus. Vale destacar que matar ou agredir qualquer animal silvestre é crime ambiental, com pena de até um ano de prisão e multa.
Leia abaixo a íntegra do comunicado.
Tags: Saúde, vigilância em saúdeMais notícias
Não há eventos futuros