Na próxima sexta-feira, 26, a partir das 9 horas acontecerá uma manifestação em defesa do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Entre os motivos do protesto está a possibilidade de a Prefeitura Municipal entregar o HMIPV à iniciativa privada, conforme noticiado amplamente pela imprensa. O ato é convocado pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), em conjunto com o Conselho de Representantes Sindicais da Saúde e a Associação dos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, além da Associação de Servidores do Hospital de Pronto Socorro.
Desde o início dos anos 1980, o HMIPV tornou-se referência regional no atendimento às gestantes de alto risco. Atualmente, o hospital é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Alegre, oferecendo 100% de atendimento pelo SUS. Apesar disso, recentemente a emergência tem sido aberta com restrições no atendimento pediátrico em função da falta de profissionais, prejudicando aqueles que mais precisam do serviço público.
Para os organizadores, a política de sucateamento dos serviços de saúde é a porta aberta para a terceirização defendida pelo prefeito Marchezan Júnior. Da mesma maneira defendem o chamamento de novos servidores para garantir o atendimento à população, já que muitos dos usuários não têm condições de se dirigir a outro hospital com atendimento especializado.