Trabalhadores da Corsan e DMAE fazem dia de luta em defesa da água e do saneamento público

 

Nesta terça-feira (28), o Simpa, o Sindiágua-RS e movimentos sociais realizaram um dia de luta em defesa da água e do saneamento públicos, em Porto Alegre. O dia começou com concentração e ato realizado em frente ao DMAE 24 de Outubro. Depois, milhares de pessoas saíram em caminhada até a Corsan e tomaram as ruas em direção à Assembleia Legislativa RS. O ato contou com a presença de diversos parlamentares, ex-diretores do Dmae – Guilherme Barbosa, Arnaldo Dutra e Elisandro de Oliveira – e os ex-prefeitos João Dib – que também foi diretor do DMAE – , Raul Pont e José Fortunatti, que manifestaram sua posição contrária à privatização da água e do saneamento.

 

Em todas as manifestações, o alerta é para a necessidade de luta da população contra a privatização e precarização dos serviços de água e saneamento em Porto Alegre e no estado. Mobilizados pelo Simpa e Cores DMAE, trabalhadoras e trabalhadores municipários somaram força à luta unificada, denunciando o projeto do governo Melo de privatização do DMAE.

 

A organização e resistência das entidades junto com os trabalhadores e trabalhadoras da categoria buscam impedir a privatização da água e do saneamento em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. A concessão e privatização só interessam aos grandes grupos econômicos, que veem a água e o saneamento como um negócio e não como um direito inalienável de todos e todas.

 

Hoje, DMAE e Corsan estão sendo sucateadas para justificar a sua privatização junto à população. Todos sabem que o DMAE e a Corsan têm toda a capacidade e condições de cuidar da água e do saneamento dos porto-alegrenses e gaúchos. Não há motivos para privatizar!

 

Em vários lugares ao redor do mundo, onde houve privatização ou concessão dos serviços do saneamento, verificou-se uma piora no atendimento e o aumento da tarifa da água. Cidades da Europa lutam hoje para reestatizar as empresas, enquanto Paris e Berlim voltaram a ter esses serviços públicos. Não podemos repetir o mesmo caminho que deu errado. Não à privatização e concessão da água e do saneamento públicos!

 

#NãoÀPrivatizaçãoDaÀguaEDoSaneamentoPùblico

 

Tags: água, DMAE, privatização, saneamento

Mais notícias