Com o início do calendário do ano letivo, diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) estão realizando uma série de visitas às escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é conversar com as (os) servidoras (es) e com as direções das escolas para verificar as condições de trabalho, as demandas das trabalhadoras (es) da educação e se as relações no ambiente possibilitam a troca de informações e o diálogo junto à comunidade escolar.
Até agora, o Simpa visitou oito escolas de Educação Infantil: Ilha da Pintada, Cantinho Amigo, Mamãe Coruja, Jardim de Praça Girafinha, Marzico, Vila Tronco, Tio Barnabé e Nova Gleba. No levantamento realizado durante as visitas às escolas de Educação Infantil, aparecem questões como insalubridade, ausência do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PCCI), falta de professores, monitores, estagiários e estagiários de inclusão, além de temas relacionados a plano de carreira, reajuste dos salários, e ausência (demora) de concursos públicos.
Nas visitas do Simpa também estão sendo listados problemas como as condições de trabalho dos servidores, a falta de manutenção das escolas e de espaços físicos inadequados às necessidades diárias para um melhor aproveitamento pedagógico, bem como a problemática da terceirização, com a rotatividade de profissionais em uma área, onde o vínculo com a criança é fundamental no processo pedagógico. Além destes, existem casos de recebimento de materiais não solicitados e/ou inadequados para a faixa etária, comprovando o esbanjamento do dinheiro público.
O Simpa considera imprescindível que a Prefeitura abra espaços para discutir a Educação junto às comunidades escolares, aos servidores e à população de Porto Alegre. Além disso, permanece na luta pela Gestão Democrática nas escolas, em defesa de concursos públicos, pela reposição das perdas salariais e por melhores condições de trabalho para área da Educação e por formação continuada, principalmente em relação à educação inclusiva, em função do aumento da demanda.
CONFIRA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO
Obs: fotos divulgação – arquivo pessoal
Mais notícias
Não há eventos futuros