Simpa solicita reunião com secretária de Educação sobre retorno do ano escolar diante da variante Ômicron

SLIDER - oficio Smed

O Simpa, preocupado com os cuidados de proteção à vida das trabalhadoras e trabalhadores em educação de Porto Alegre e de toda a comunidade escolar, solicitou, por meio de ofício remetido nesta quinta-feira (20), à secretária municipal de Educação, Janaína Audino, uma reunião com a pasta para tratar sobre o planejamento do retorno do ano escolar diante do agravamento da pandemia de Coronavírus – SARs-CoV-2.

 

É importante que a Smed adote um esforço para manter firme os protocolos sanitários para o início das atividades escolares, visto que a maioria dos estudantes ainda não foi vacinada. Em Porto Alegre, até o momento, apenas crianças de 10 e 11 anos com comorbidades e deficiência permanente podem se vacinar. O surgimento da variante Ômicron tem causado rápida transmissão e ampla disseminação do vírus em todo o Rio Grande do Sul, com sintomas mais graves, principalmente, em quem ainda não completou o esquema vacinal.

 

O Simpa pede que a Smed siga as orientações da Portaria SES/SEDUC 02/2021, desenvolvidas pelos COEs locais e COE Municipal e permaneça com a Central Escolas, como órgão que orienta e encaminha as situações específicas da Educação, e que tem se mostrado muito eficiente.

 

No ofício encaminhado, o Simpa também solicita à secretária que reforce os protocolos sanitários, aplicando e dando amplo conhecimento para servidoras/es e chefias acerca do PROTOCOLO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO PARA A TESTAGEM E AFASTAMENTO DE CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19, desenvolvido pela Vigilância em Saúde de Porto Alegre. Como medidas fundamentais, é necessário promover o distanciamento, disponibilizar EPIs adequados e ampliar a testagem; bem como garantir o trabalho remoto nas funções onde esse modelo é possível. Em caso de trabalhadoras/es com suspeita ou confirmação de COVID-19, os contactantes assintomáticos devem ficar afastados para isolamento, além de ser promovida sua testagem.

 

Oficio Smed

Tags: CoVID-19, Educação, municipários, ômicron, Pandemia, Porto alegre, simpa, sindicato, Volta às aulas

Mais notícias