De 21 a 25 de janeiro de 2020, Porto Alegre sedia o 2º Fórum Social das Resistências, com o tema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”. Nesses dias, organizações e movimentos sociais estarão reunidos para debater e construir alternativas para um mundo mais justo, longe do Fascismo vigente.
O evento cumpre importante papel na articulação dos agentes sociais para travar a resistência no Rio Grande do Sul e no Brasil. Após resistir três anos, incansavelmente, em defesa dos direitos, dos serviços públicos e da cidade, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) receberá em sua casa debates e rodas de conversa, com a esperança de um futuro melhor para a Prefeitura de Porto Alegre, para o estado e para o governo federal.
A abertura do Fórum está marcada para amanhã, 21/01, com a Marcha do Fórum Social Mundial: marcha pela vida e liberdade religiosa, com concentração a partir das 16h, no Largo Glênio Peres, e saída em caminhada às 18h. A direção do Simpa estará presente na marcha e convida a categoria municipária a participar deste ato simbólico e político de abertura.
Confira abaixo, a programação que vai acontecer na sede do Simpa e participe:
DIA 22/01 – Educação Universal, Democrática e Libertadora
9h, Auditório do Simpa
Proponentes: Freireando Porto Alegre, Café com Paulo Freire, DCE Feevale, Rede de Pré-Vestibulares Populares, AEPPA, Observatório EduCampo/UFRGS, CEAAL, UNE, UEE, Coletivo Mateando Paulo Freire, Jornada em Defesa da Educação e do Pensamento de Paulo Freire.
DIA 22/01 – Emergência Climática e Ecológica – Reagir, Defender e Cuidar – A Vida Não É Lucro, é Direito!
16h30, no Auditório do Simpa
Proponentes: AGAPAN, INGA, ÁGUA, Justiça Climática e Direito
DIA 23/01 – Roda de Conversa: ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro, repensando e convergindo lutas
10h, no Auditório do Simpa
Proponente: UNALGBT
DIA 23/01 – Roda de Conversa: em defesa do SUS e das prerrogativas do exercício profissional da Enfermagem.
17h, no Auditório do Simpa
Proponente: Coren-RS
DIA 24/01 – Porto Alegre cidade das resistências do povo: construindo um território livre do fascismo, a partir das experiências do passado e das utopias para o futuro, com participação popular
10h: Auditório do Simpa
Proponente: Congresso do Povo de Porto Alegre
Para ver a programação completa do Fórum Social das Resistências (atualizada até o dia 20/01), acesse aqui:
PROGRAMAÇÃO FSR2020 VERSÃO 04
Mais notícias