O dia 3 de janeiro de 2019 marca a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, momento importante no qual é preciso reafirmar o papel do Legislativo como verdadeira Casa do Povo e como poder fundamental na determinação do destino nossa cidade.
Por isso, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) saúda a nova presidenta, Mônica Leal (PP) e demais membros da Mesa – os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Mendes Ribeiro (MDB), Alvoni Medina (PRB), Paulo Brum (PTB) e Paulinho Motorista (PSB) –, desejando que esta direção seja sensível aos anseios de nosso povo, dos trabalhadores e trabalhadoras que constroem cotidianamente a nossa Porto Alegre.
À frente da Mesa Diretora anterior, o vereador Valter Nagelstein (MDB) escreveu alguns dos capítulos mais vergonhosos da história deste parlamento, quando determinou que as forças de segurança detivessem, com violência, a manifestação da categoria municipária, que ocupava a Câmara para lutar por nossos direitos. Cabe destacar que, no discurso de encerramento de sua passagem pela Presidência, Nagelstein ignorou o episódio, como quem busca apagar a violência desferida, tentando reescrever a história da mesma forma como fazem todos aqueles que querem tirar da memória de um povo os abusos dos detentores do poder.
Partindo da mesma visão autoritária, o então presidente usou de sua posição para limitar ou mesmo impedir a entrada de servidores no Parlamento. E, embora tenha recebido representação do Sindicato – que o procurou a fim de estabelecer um canal de diálogo com o prefeito Marchezan –, desconsiderou, ao longo de todo o ano, o ataque permanente que enfrentamos por parte de um prefeito que desrespeita leis e decisões da Justiça, impondo arrocho salarial, parcelamento de salários e assédio moral aos servidores.
O Sindicato entende a posse como o início de uma nova fase no Legislativo municipal e espera que a presidência da nova Mesa Diretora que ora assume, diferentemente da anterior, esteja comprometida com os valores republicanos e democráticos, com o verdadeiro diálogo e com o respeito à participação popular nos debates dos projetos que afetam a vida dos porto-alegrenses, cumprindo com seu papel precípuo de ser a Casa do Povo.
Exercendo o seu papel de representante da categoria municipária, o Simpa busca a construção de diversas formas de participação na discussão e deliberação dos temas que tratam do serviço e dos servidores públicos. Com este propósito, está encaminhando ofício solicitando reunião com a nova presidenta, para expor a posição da categoria frente aos projetos do prefeito Marchezan, em tramitação na Câmara, e construir um diálogo que, esperamos, possa resultar no respeito aos trabalhadores e trabalhadoras e na defesa do serviço público como bem maior de nosso povo.
Simpa
Tags: Câmara de Vereadores, DerrotarOsPLsMais notícias
Não há eventos futuros