Na tarde de sexta-feira (17), o diretor do Simpa, Edson Zomar, junto com o assessor jurídico do Simpa, Leonardo Kauer, com os integrantes do Cores DMAE, Sandra Darui, Jeferson Machado, Kléber Rigon e com a Coordenação da C-OPEREDES, estiveram reunidos no DMAE – 24 de Outubro para tratar com os diretores Geral e Adjunto do Departamento, Alexandre Garcia e Darcy Nunes dos Santos, sobre o desvio de função de servidores e a necessidade urgente de realização de concursos públicos para o DMAE.
Para o Sindicato, os desvios de função existem e são problemas estruturais a serem superados pelo Município. A situação poderá ser crítica para prestação dos serviços, caso estes servidores sejam afastados de suas funções atuais. No caso do DMAE, cujos serviços são de natureza essencial, a não continuidade dos serviços, poderia acarretar desabastecimento à população de Porto Alegre, justamente no período de maior demanda, que é o Verão.
Tanto o Sindicato quanto a Direção do DMAE concluíram que os desvios deverão ser analisados caso a caso. Segundo o SIMPA e os trabalhadores do DMAE, a melhor saída seria a abertura urgente de novos concursos para preencher as vagas de servidores necessárias.
O Sindicato irá buscar juridicamente formas de cobrar efetivamente a realização dos concursos públicos.
O CORES DMAE também cobrou que seja feita uma negociação junto ao Governo Municipal para que o Departamento volte a ter autonomia nas decisões administrativas e financeiras, como no caso da venda de férias, suspensa a partir do Comunicado UCS Nº 330/2021 de 26/11/2021.
A Direção do DMAE se comprometeu a analisar e estudar alternativas de forma urgente para solucionar os problemas e apresentá-las ao Sindicato numa próxima reunião. Nos próximos dias, o Simpa irá aos locais de trabalho do DMAE para informar sobre os encaminhamentos possíveis e orienta aos servidores que necessitarem esclarecimentos a procurar o plantão jurídico do Sindicato.
Tags: #ÁguaÉvida, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #SaneamentoÉSaúde, DMAE, saneamentoMais notícias
Não há eventos futuros