Atitude LGBTfóbica ocorreu na UFCSPA
As organizações do movimento de mulheres, movimento estudantil e entidades de trabalhadores e trabalhadoras manifestam seu profundo repúdio ao discurso LGBTfóbico e às agressões físicas, praticadas por segurança da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) contra Ana Rita Freitas da Silva, diretora do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – SIMPA e aluna do curso de Biomedicina noturno, da UFCSPA.
Na tarde de 06 de maio de 2016, enquanto aguardava o resultado de exames médicos, em função de tratamento de saúde realizado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a vítima tentou passar uma das portas de acesso à Universidade, localizada no subsolo do Prédio I, pela qual havia passado anteriormente, para entregar um trabalho na faculdade, ocasião em que foi barrada e duplamente agredida por segurança de empresa terceirizada, contratada pela Universidade.
O segurança disse que: “Machorra nenhuma iria passar por aquela porta" e desferiu, em seguida, dois socos na cabeça da vítima, em virtude de reação da mesma.
A violência contra LGBTs faz com que nosso país seja um dos que mais mata por crimes de ódio. Defendemos o direito a livre sexualidade! A universidade, assim como todos os espaços públicos, deve ser um ambiente de desenvolvimento da igualdade de direitos, para que cada um e cada uma exerça suas diferenças.
Lamentavelmente, não se trata de caso isolado. Este tipo de comportamento, adotado por seguranças universitários não pode ser institucionalizado ou tolerado, nem com relação aos alunos e alunas, tampouco em relação aos demais profissionais e frequentadores do espaço da instituição.
Exigimos que a Universidade adote medidas que coíbam, em todos os sentidos, práticas como essa, bem como que a empresa prestadora de serviços de segurança (MZ Segurança) tome providências no sentido de qualificar o pessoal que atua diretamente com a comunidade, uma vez que as atribuições dos responsáveis pela segurança nas universidades incluem atendimento respeitoso e humano para com todos e todas que transitam pelo espaço da universidade, sendo, portanto inadmissíveis quaisquer tipos de ofensas e/ou agressões.
SIMPA – CSP Conlutas/RS – ASMS – MLS – SINDPPD/RS – JUNTAS – PSOL – SINTECT – ANEL – QUILOMBO RAÇA E CLASSE – DEMOCRACIA E LUTA – COLETIVO PRIMAVERA – DCE/UFRGS – DCE/PUC – MNOB – AGBAN – FRENTE GAÚCHA DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO – PSTU
Mais notícias