Simpa reforça apoio ao turno integral em reunião da Cece na Emef Neusa Brizola

neusa-brizola_06

Na tarde de quinta-feira, 05/03, a comunidade escolar da Emef Neusa Brizola, no bairro da Cavalhada, se reuniu na instituição de ensino com a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal para tratar da medida recém-anunciada pela Smed de acabar com o turno integral nos moldes atuais. A visita é resultado de reunião ocorrida no dia 03, à qual o secretário Adriano Naves Brito esteve presente.

A secretaria quer entregar o contraturno a parceiros privados, medida que vai desestruturar o sistema adotado nas escolas e pode acarretar perdas no aprendizado. No caso da Emef Neusa Brizola, por exemplo, a dedicação do corpo docente resultou em melhoria sensível no Ideb. A escola passou de uma das últimas posições para a quarta no município e é uma referência no ensino em tempo integral.

O Simpa tem acompanhado os desdobramentos do anúncio da Smed e tem lutado com a comunidade contra esta medida. Presente na reunião, o Sindicato, por meio da sua diretora de Ações de Combate a Opressão, Roselia Siviero, e do seu diretor de Finanças, Luís Fernando Silva, defendeu a educação integral tal como é hoje. Mas, diante da intransigência demonstrada pela Smed inclusive na última reunião da Cece, o Simpa sugeriu que ao menos fosse dado prazo de 30 dias antes de a medida ser colocada em prática. A proposta foi acatada pela Comissão.

Além disso, a comunidade escolar solicitou a realização de Tribuna Popular na Câmara a fim de expor o funcionamento e a importância das escolas de turno integral especialmente para as famílias socialmente mais vulneráveis.

Por fim, o Simpa denunciou junto à Cece que, apesar de o secretário da Educação, Adriano Naves Brito, ter se comprometido, na última reunião da Cece, ocorrida em 03/03, a dar posse às direções eleitas a partir do dia 16/03, logo após a realização de curso de formação, foi publicado no Diário Oficial de hoje, 05/03, a prorrogação dos mandatos das direções atuais até 31 de maio.

Leia também:
Secretário de Educação reafirma posição autoritária da gestão Marchezan em sessão na Câmara

Tags: Educação, Emef Neusa Brizola, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato, Turno Integral

Mais notícias