Simpa recebe vereador para tratar da retomada das sessões presenciais na Câmara

C9205C68-6DB3-49CA-A5A7-117229D51838

O Simpa recebeu, nesta sexta-feira (1º), em sua sede, a visita do vereador Roberto Robaina (PSol), que tratou da retomada dos trabalhos presenciais da Câmara Municipal. O parlamentar tratou do apoio do sindicato ao pleito, uma vez que a Casa legislativa permanece fechada à participação popular, o que tem prejudicado o debate democrático das pautas em tramitação.

O vereador argumenta, em carta aberta sobre o tema, que “desde o início dessa legislatura, temos vivido momentos de claro cerceamento da democracia nesta casa. Com galerias vazias, vemos uma boiada passando sem que tenhamos um enfrentamento efetivo aos desmandos do prefeito Melo e de sua base de apoio na Câmara. Na votação da previdência, sindicalistas foram expulsos do plenário”. Ele lembra ainda que “cobradores foram atacados com um projeto de extinção de seus empregos, e a categoria sequer pode acompanhar a votação. O mesmo ocorreu com a autorização para a venda da Carris”.


O Simpa entende que a Câmara Municipal deve, como todo o parlamento, estar aberta à população desde já, uma vez que todos os serviços e comércio, bem como os serviços públicos, estão sendo retomados de forma presencial. Além disso, a democracia pressupõe o acompanhamento e fiscalização, pela população, das atividades da Câmara.

Os cuidados sanitários, que seguem sendo essenciais durante a pandemia, devem continuar sendo tomados, porém não devem servir de subterfúgio para beneficiar os interesses da base governista que, diante de galerias vazias, sente-se mais à vontade para atropelar o processo de debate popular, impondo perdas à sociedade.

Mais notícias

TV SIMPA