Simpa questiona SMPG sobre decreto de ponto facultativo

Diante de dúvidas que surgiram entre os servidores municipais a respeito do decreto 20.134/18, emitido pela Prefeitura, o Simpa entrou em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão nesta sexta-feira, 14/12, a fim de esclarecer tais questionamentos.

 

O decreto trata dos pontos facultativos nos dias 24 e 31 de dezembro, apontando, no primeiro parágrafo de seu primeiro artigo, a necessidade de se compensar as horas não trabalhadas nestes dias. Ocorre que não é usual no serviço público compensar horas que não foram trabalhadas em decorrência do estabelecimento de ponto facultativo por parte do gestor. Inclusive o Decreto 10.149/94, que trata dos pontos facultativos e ao qual o decreto atual faz menção, não trata deste tipo de compensação. Esta seria, portanto, a primeira vez em que isso aconteceria em Porto Alegre.

 

A SMPG ficou de responder ao Simpa na próxima semana. O Sindicato seguirá acompanhando esta e outras pautas que dizem respeito ao serviço público, buscando, sempre que necessário, o esclarecimento de pontos duvidosos ou em desacordo com as normas gerais do serviço público a fim de proteger os direitos da categoria.

Tags: municipários, Prefeitura, serviçopúblico

Mais notícias

AJUDE OS JOVENS DO QUILOMBO DOS MACHADO

O Quilombo dos Machado, um dos 11 territórios quilombolas urbanos…

NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE – CONTRA A CHACINA NO RIO DE JANEIRO

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) manifesta seu…

ÁGUA E SANEAMENTO SÃO DIREITOS E NÃO MERCADORIAS: 7ª CONDH-RS APROVA MOÇÃO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO DMAE

A 7ª Conferência Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande…

TV SIMPA