Simpa participa do Sarau do PoAncestral: Educação e Direitos Humanos contra a Barbárie

WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.00.16

Durante a noite de sexta-feira, dia 8 de dezembro, ocorreu o I Sarau do PoAncestral – Educação e Direitos Humanos contra a Barbárie – no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores (CMET) Paulo Freire. Com apresentações artísticos-culturais, relatos de riquíssimas práticas de pesquisa-ação de colegas educadoras(es) da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, relatos de pesquisas sobre a história do movimento sindical e de imigrantes na cidade, falas sobre a questão Palestina e, fundamentalmente, sobre a importância de narrativas históricas contra-hegemônicas o evento contou com a presença de dezenas de colegas municipárias(os). O SIMPA é uma das entidades que apoiam e compõem o PoAncestral.

A noite iniciou com belíssima apresentação dos “Tambores de Freire” (Coletivo de percussão e cultura ligado ao Centro Musical do CMET Paulo Freire, sob a coordenação do prof. Nilson Tòkunbò Araújo). César Rolim (diretor do SIMPA e integrante do PoAncestral) e Rose Colombo (colega professora municipária e coordenação do PoAncestral) chamaram ao palco, Nader Bujah (advogado e representante da União Palestina da América Latina/Região Sul) que fez uma importante fala sobre a história e resistência do povo palestino. Rosa Mayommbe (escritora e colega professora municipária) nos presenteou com a leitura dos seus lindos poemas. Frederico Bartz (doutor em História e servidor técnico administrativo da UFRSG) relatou sobre o Curso de Extensão “Caminhos Operários” que resgata a memória da classe trabalhadora e de suas organizações no período formativo do movimento operário na cidade. Marco Ribeiro apresentou o “Caminhos de Imigrantes” na perspectiva de resgate da memória de imigrantes nas lutas sociais em Porto Alegre.

Iniciativas de projetos da UFRGS junto às escolas também se fizeram presentes. Foi o caso do “Projeto Aluno Pesquisador”, por Leonardo da Silva Felippe (acadêmico) e Rafael Arenhaldt (professor da FACED/UFRGS), bem como a Exposição multimídia “12.000 anos de história RS”, sob coordenação da professora Silvia Copé (UFRGS) e grupo de estudantes da instituição.

Também estiveram na programação, relatos de colegas das escolas municipais, tais como o “Espaço da Ancestralidade”, por Juliana de Almeida Camargo (EMEF Jean Piaget), a divulgação do livro “Entre as folhas e raízes da ancestralidade”, por Ana Cristina Motta (EMEF Prof. Ana Íris do Amaral), em trabalho coletivo, junto às Escolas Estaduais Indígenas Nhamandu Nhemopu’ã e Gãh Té e o programa de “Residência Pedagógica”, da EMEF Nossa Sra. do Carmo, com professoras(es) e estudantes da UFRGS e “O que o bullyng esconde? Conversando sobre violência, preconceito e discriminação por raça e gênero na escola”, por Talita Rondam Herechuk (EMEF Timbaúva). A EJA se fez representar com banca de divulgação do livro “Pé no chão: Na defesa e construção da EJA Pública e Popular”, com participação de dezenas de colegas da RME. Houve também a divulgação da obra “Viajeiras” de Rose Colombo, assim como “Selvageria urbana” de Paulo Guarnieri.

O nascedouro e as lutas do Coletivo de Professoras e Professores de História/CPHIS foram celebrados, pelo prof. Rodrigo Santos (EMEF Pepita de Leão) e grupo de colegas presentes. Ao final foi dado destaque para a apresentação de novidades na estrutura e conteúdo do Site do PoAncestral, pela Coordenação do projeto de Extensão junto à UFRGS (Ana Celina da Silva e Claudia Porcellis Aristimunha) e Bolsista Renata Sobrosa.

O Simpa apoia ações em defesa de narrativas históricas contra-hegemônicas, como ressalta o texto do banner do PoAncestral: pesquias e práticas pedagógicas que valorizam os povos originários, ancestralidades negras, comunidades periféricas, movimentos sindicais e sociais.

GALERIA DE FOTOS:

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias