Simpa participa de reunião da Cece sobre segurança sanitária nas escolas

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

O Simpa participou, na quinta-feira, 18/02, de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara de Porto Alegre, que debateu ações a serem tomadas para que seja viabilizado o acompanhamento da situação da segurança sanitária nas escolas da rede municipal de ensino a partir da retomada das atividades presenciais. O objetivo é resguardar ao máximo a comunidade escolar da Covid-19. Conforme calendário apresentado pela Prefeitura, a volta às aulas deverá ocorrer a partir da próxima segunda-feira, 22/02.

 

Durante a reunião, foi proposta a formação de uma comissão tripartite — formada por representantes do Legislativo, do Executivo, do Conselho Municipal de Educação, do Simpa, além de outras entidades que poderão ser incluídas  — para monitorar e elaborar dossiê das ações na área da segurança sanitária das instituições municipais de ensino. A comissão será coordenada pela vereadora Daiana Santos (PCdoB). A reunião da Cece contou com a presença da secretária de Educação, Janaina Audino, pela presidenta do CME, Fabiane Pavani, vereadores, representantes de escolas, entidades e das secretarias da Educação e Saúde. O Simpa foi representado pela diretora Márcia Loguércio.

 

Também ficou definido o estabelecimento de um trabalho inter-secretarias, envolvendo assistência social (FASC), educação e saúde. Em uma de suas manifestações, o sindicato apontou as dificuldades trazidas pelo desmonte da rede de atendimento nessas três áreas nos últimos anos e defendeu protocolos sanitários e reformas estruturais capazes de garantir espaços adequados para as aulas. O Sindicato também enfatizou ser imprescindível que a Prefeitura garanta a segurança sanitária da comunidade escolar e onde não houver tais garantias, que não haja aula.

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA