Simpa participa de plenária com trabalhadores do PACS

Plenária do PACS - 22set - MP (3)

O Simpa esteve presente na plenária realizada no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), na noite desta quarta-feira, 22, para deliberar, junto aos trabalhadores, providências à direção geral e coordenação de enfermagem do PACS em relação as obras do prédio e concursos públicos abertos. Participaram da plenária representantes do Cores Saúde/Simpa, da comissão dos trabalhadores(as)S do PACS, do Conselho Municipal de Saúde – CMS, do Conselho Distrital de Saúde – CDS e servidores em busca de melhores condições de trabalho e demais pautas.

Na plenária, os representantes das entidades e trabalhadores apontaram a grave falta de Recursos Humanos (RH) no pronto atendimento. Os trabalhadores também cobraram da direção o cumprimento da Lei Municipal 12.866, de 6 de setembro de 2021, que suspende a contagem do prazo de validade dos concursos públicos municipais vigentes em 31 de março de 2020.

Os trabalhadores apresentaram também a proposta de se implementar um colegiado de gestão, com participação de todas as coordenações do PACS, e exigiram que seja cobrada da gestão municipal a insalubridade de 40% para tod@s @s servidores do PACS, visto os laudos que comprovam o grau máximo no local. O Simpa lembrou do processo da insalubridade 40% na Pandemia, que está em vigor na Justiça.

O retorno do serviço de Nutrição foi abordado durante a plenária. De acordo com a comissão de trabalhadores(as) do PACS, a terceirização do serviço diminuiu a qualidade dos alimentos de pacientes e servidores, além dos profissionais da nutrição concursados terem sido realocados para outros serviços. Foi questionado também, sobre a real existência de um laudo da Vigilância Sanitária em relação à Nutrição, o qual supostamente, estaria impedindo que a produção das refeições seja feita no próprio PACS.

Para a Pediatria, foi solicitado um banco de leite e produção de mamadeiras. Um assunto muito grave trazido com preocupação pelos trabalhadores foi o suicídio de um trabalhador da vigilância terceirizado dentro do PACS, bem como o adoecimento dos profissionais pela sobrecarga e stress no trabalho e afastamentos para tratamento de saúde. Os servidores solicitam um serviço preventivo de atendimento a saúde mental dos servidores e servidoras tendo em vista o esgotamento diário a que estão submetidos, especialmente em tempos de pandemia.

Concursos vigentes

O representante do Cores Saúde/Simpa, Marco Brignol, entregou à coordenação de enfermagem do PACS um documento comprovando que, segundo o Portal da Transparência, de agosto/2021, o Município de Porto Alegre apresenta 108 cargos vagos para Técnico de Enfermagem, reiterando a necessidade da reposição destes profissionais pelo concurso público.

O concurso CP 565, de técnico de enfermagem, que teve prazo de validade prorrogado até 08 de junho de 2020, pelo decreto 19.974 de abril 2018, não perdeu sua vigência. Consta que este concurso tem diversos aprovados aguardando nomeação.

Sobre o concurso CP 597 de enfermeiros, segundo decreto 21.108 de 19 de julho 2021, tem prazo de validade prorrogado pelos próximos dois anos. A expectativa é que enfermeiras e enfermeiros sejam nomeados a contar de 18 de novembro de 2021, até 18 de novembro de 2023, lembrando ainda que têm mais de 600 enfermeiras/os aprovados aguardando nomeação.

O concurso de médico emergencista tem validade até 16/03/2023. Já Técnico em Nutrição até 27/05/2023. Para Fisioterapeuta, a validade é até 17/03/2023 e farmacêutico até 17/03/2023. Nutricionistas poderão ser chamados até 17/03/2023.

Participaram da plenária: Dr. Firmo Grebs e Dr. Olavo, representando a direção geral do PACs, as enfermeiras Daniela Padilha e Valquíria Padilha, representando a coordenação de enfermagem do PACS, o diretor geral do Simpa, João Ezequiel, o coordenador do Cores/Saúde e membro da comissão de trabalhadores do PACs, Alberto Terres, o enfermeiro Armando Teixeira, da comissão de trabalhadores do PACS, o conselheiro do Cores/Saúde e integrante da Comissão da trabalhadores do PACS, Marco Brignol, a representante do Cores/Saúde, Gerusa Bitencourt, o colega Efraim Golbert, Cores/Saúde, Marisa Letícia pelo Conselho Municipal de Saúde, Maria Alzira pelo Conselho Distrital de Saúde, o colega Valdir pelo Conselho Distrital de Saúde e trabalhadores da Odontologia, da Saúde Mental e do laboratório de Enfermagem e também o representante do gabinete do vereador Jonas Reis (PT(), Estevão Finger.

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA