Simpa participa de Fórum Permanente de Combate à Intolerância

Combate à Intolerância

No dia 15 de março, membros da direção do Simpa participaram de reunião do Fórum Permanente de Combate à Intolerância da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul.

Em pauta, a estruturação do Fórum, a análise do projeto “Cartilha sobre direito à manifestação”, audiências públicas sobre os projetos de “Escolas sem Partido”, intolerância na Internet e o trabalho desenvolvido pelo MPF neste campo e o protocolo operacional padrão de atuação policial.

Para o Simpa, o Fórum é uma importante instância de debate de ações dos movimentos ligados aos Direitos Humanos e Cidadania e cumpre papel fundamental na sociedade, especialmente num contexto de ódio generalizado e de limitações às liberdades democráticas por parte do Estado brasileiro, mas também por parte dos governos estadual e municipal do RS e Porto Alegre.

No caso da capital gaúcha, exemplo recente foi a aprovação da “Lei Antivandalismo”, que inviabiliza a realização de protestos de rua, num claro atentado ao direito à liberdade de manifestação garantido pela Constituição.

 

 

Para saber mais:

Simpa se reúne com Procuradoria do MPF para tratar de Lei que restringe manifestações 

Simpa busca reverter “Lei Antivandalismo”

Simpa protocolou ADIN contra lei repressora de manifestações

Simpa vai apresentar ADIN contra lei que limita liberdades democráticas

 

 

Tags: Fórum de Combate à Intolerância, simpa

Mais notícias