Nesta quinta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, foram realizados, em Brasília, ato promovido pelo Fórum Nacional de Enfermagem e plenária pública na Câmara dos Deputados para cobrar celeridade na votação do Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece um piso salarial nacional para a profissão, fixado para jornada de 30 horas semanais.
O Simpa participou das duas atividades, representado pelo diretor-geral João Ezequiel. O ato contou com mais de 1,5 mil pessoas, além de outros milhares de profissionais que acompanharam virtualmente em todo o país.
Já a plenária, intitulada “Valorizar a Enfermagem é valorizar o SUS – Aprova PL 2564/2020”, foi presidida pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) e contou com a participação dos deputados federais David Miranda (PSol-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Dionilso Marcon (PT-RS). Além de representação do Simpa, o evento também contou com a participação do SindiSaúde-RS e do Coren-RS.
“Estamos aqui hoje representando uma categoria muito sofrida. É de conhecimento geral que essa categoria, desde o início da pandemia, tem sofrido muito tanto pelo desmonte do SUS e pelo arrocho salarial, quanto pelo fato de estar na linha de frente do combate à Covid, arriscando a vida para atender a população com qualidade. E muitos colegas nossos foram vítimas fatais da Covid-19, desde março de 2020”.
Ele salientou que somente entre os municipários de Porto Alegre, “foram mais de 630 colegas acometidos pela Covid e o número de mortes também foi muito grande”. O dirigente colocou que “está na hora de acabar com a demagogia de bater palmas para a saúde e fazer algo concreto por aqueles que estão na linha de frente. Este é o momento de a enfermagem ser valorizada”.
#VotaPL2564 #AprovaPL2564 #PisoEnfermagem
Tags: 30 horas enfermagem, enfermagem, piso enfermagem, pl 2564Mais notícias
Não há eventos futuros