
Mobilização nacional reúne milhares na luta contra o racismo, o machismo e por reparação histórica
A Diretora do Simpa, Isabel Faromi, participa da 2ª Marcha das Mulheres Negras, em Brasília, realizada neste mês dedicada à Consciência Negra. O ato reúne caravanas de todo o país que, nesta terça-feira (25), ocupam a Esplanada dos Ministérios com o tema “Por Reparação e Bem Viver”, em uma mobilização que deve reunir cerca de 300 mil pessoas.
A Marcha tem como objetivo destacar a importância da mobilização e a urgência de denunciar e enfrentar o racismo, o machismo e a violência de Estado, além de reivindicar direitos, igualdade social e reparação histórica para a população negra. Além de dar visibilidade às pautas específicas das mulheres negras, que enfrentam opressões atravessadas pela interseccionalidade entre raça e gênero.
A Marcha reafirma um marco histórico: em 2015, mais de 100 mil mulheres negras ocuparam Brasília para denunciar o racismo, a violência e defender o Bem Viver, gerando impactos profundos na organização política das mulheres negras no Brasil e na América Latina.
Dez anos depois, mulheres de todas as regiões retomam essa força coletiva na defesa de direitos e justiça racial. A 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, de caráter internacional, reforça a continuidade desta caminhada, honrando o legado das que vieram antes e projetando um futuro em que a Reparação e o Bem Viver sejam realidade para todas, todos e todes.
PORTO ALEGRE NÃO SE VENDE, PORTO ALEGRE SE DEFENDE!
Somos municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir.
#SomosPortoAlegre #SimpaSindicato
Mais notícias