Simpa manifesta apoio à luta dos índios Mbya Guarani

Foto: Ivam Martins

O dia 10 de dezembro, desde 1950, é dia internacional de luta em defesa dos Direitos Humanos. Na data, os índios Mbya-Guarani realizaram Ato Show “Pelo Direito a Ter Direitos”, na Redenção, expondo a mobilização de retomada da área em território ancestral no município de Maquiné. O diretor de comunicação do Simpa, Ivam Martins, levou o apoio dos municipários à luta, somando o Sindicato à rede em defesa dos direitos dos povos indígenas.

A partir de janeiro de 2017, famílias indígenas Mbya Guarani iniciaram movimento de retomada da área de mata-nativa, com extensão de 367 hectares, localizada no município de Maquiné, e que estava sob posse da extinta FEPAGRO. Este povo indígena já estava presente na região desde antes da formação do Estado brasileiro e vem utilizando esta área há algumas décadas para coleta de remédios, frutas e matérias primas para artesanato.

Desde que o Estado do Rio Grande do Sul entrou com o pedido de reintegração de posse na Justiça Federal, os indígenas passaram a buscar apoio para o seu pleito e estão vivendo há 10 meses nesta nova área. Uma grande rede de apoiadores se formou, com técnicos, pesquisadores, professores, ecologistas, indigenistas de diferentes setores da sociedade, como parlamentares, universidades, grupos religiosos, ONGs, conselhos, sindicatos, etc. que tem se agregado neste movimento.

 

Tags: Direitos Humanos, Índios, Mbya Guarani, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias