Simpa leva à direção do HMIPV problemas levantados por servidores em plenária

reuniao hmipv

Nesta terça-feira, 23, o Simpa participou — juntamente com CT- HMIPV e membro do Cores Saúde — de reunião com a direção geral e a de enfermagem do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Em pauta, questões colocadas em plenária dos trabalhadores, realizada on line na noite desta segunda-feira, 22, com o apoio do Simpa.

A representação dos trabalhadores pediu providências para a falta de servidores e para a necessidade de haver testagem para o coronavírus entre os servidores do HMIPV. Também foi colocado que muitos pacientes que têm procurado atendimento no hospital chegam já contaminados pelo coronavírus, situação que exige uma triagem na entrada para evitar a disseminação do vírus.

Outro ponto importante colocado pelos servidores diz respeito ao assédio moral e à truculência de algumas coordenações herdadas do período Marchezan. É importante salientar que isso não se aplica ao conjunto das coordenações do HMIPV, tratando-se de questões pontuais, mas que precisam ser enfrentadas. Da mesma forma, os representantes dos trabalhadores relataram problemas com a terceirização da PUC no HMIPV, que tem gerado ilegalidades como o fato de enfermeiras terceirizadas quererem comandar servidores estatutários.

Sobre essas questões, tanto a direção geral quanto a de enfermagem afirmaram que vão buscar, junto a essas coordenações, um alinhamento com a política da direção do hospital. A direção do HMIPV disse que tem se pautado pelo diálogo e respeito aos servidores e que exigirá o mesmo das coordenações. O Simpa e a Comissão de Trabalhadores do HMIPV reafirmaram que seguirão atentos acompanhando a situação.

Com relação à necessidade de reforma para isolamento do Centro Obstétrico, o diretor disse reconhecer que o isolamento não é adequado e que já já está tomando providências a respeito. A direção do hospital também disse já ter feito a compra de 1.500 lençóis — que deverão chegar até o dia 15/04 — devido à falta dos itens e que pretende buscar soluções para os extravios que vêm acontecendo no trânsito das peças entre a lavagem e a entrega, serviço que é feito por uma empresa de Torres.

Outra questão colocada durante a reunião foi o pedido, por parte dos trabalhadores, de uma sala no hospital para a criação da Associação dos Servidores do HMIPV (ASHPV). A direção do hospital disse ter concordância com o pedido e irá verificar a possibilidade de haver sala disponível para que a associação possa ser formalmente instituída.

Um novo encontro entre as partes deverá acontecer dentro de 15 dias. Participaram da reunião desta terça-feira o diretor-geral do Simpa, João Ezequiel; o representante do Cores Saúde e da Comissão de Trabalhadores, Marco Brignol; o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto; o diretor administrativo, diretor Inélio Figleski e a diretora de Enfermagem, Sandra Manjorit C.M. Gonçalves.

 

(Atualizada no dia 25/03, às 16h, para acréscimo de informação)

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA