Simpa e entidades buscam saídas para problemas causados pela terceirização no HPS

coren

O Simpa participou, nesta segunda-feira, 29/3, de reunião on line com representantes Coren, CMS, ASHPS, SindiSaúde e Astec. Em pauta, o contrato da Prefeitura com empresa terceirizada Associação Vila Nova no HPS, que tem trazido prejuízos ao atendimento e ao trabalho dos servidores num dos principais hospitais da cidade em plena pandemia.

A reunião desta segunda-feira foi um desdobramento de outra ocorrida no dia 22. Na ocasião, dentre outras questões, foi apontada a precariedade do serviço feito pela Associação Vila Nova no HPS. Foi relatado que a terceirização da equipe de enfermagem, em alguns setores, levou à contratação de profissionais sem experiência e capacitação, além de não haver supervisão desses profissionais, situação que prejudica os cuidados aos pacientes. Também foi levantada a ocorrência de denúncias graves com relação à falta de assistência aos pacientes. As entidades estão acompanhando a situação a fim de indicarem medidas para sanar os problemas apontados.

As entidades presentes na reunião desta semana reafirmaram a defesa do serviço público e do SUS e o repúdio às terceirizações, parceirizações e privatizações que deterioram o sistema de saúde, prejudicando servidores e usuários, aumentando o custo do serviço aos cofres públicos e diminuindo a transparência e o controle social, o que contribui para a ocorrência de desvios.

Na sexta-feira, 26, o Simpa também participou de reunião sobre o tema com essas entidades, ressaltando também a necessidade de lockdown e apontando a falta de planejamento da prefeitura que levou à atual situação caótica no sistema de saúde da cidade.

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA