Simpa e Atempa participam de audiência pública sobre o Piso do Magistério e reafirmam a luta pela educação pública de qualidade

WhatsApp Image 2023-03-28 at 10.41.19

As diretoras do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), Cindi Sandri e Roselia Siviero, respectivamente, participaram da 3ª Audiência Pública sobre o Reajuste do Piso Salarial para a Educação no RS, realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Deporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (28/3). A atividade, on-line e presencial, aconteceu na Sala de Convergência da AL, em Porto Alegre, reunindo direções de sindicatos e entidades que representam professoras e professores no Estado.

Em todas as manifestações foi reforçada a luta pela valorização da categoria da educação e que o desrespeito, por parte do governador e dos prefeitos, à Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério (PSNM) é uma vergonha e demonstra a intenção explícita de sucateamento da oferta do ensino público e ataque ao estado de direito. Foram denunciadas as ações dos prefeitos, nas diversas cidades, para burlar e descaracterizar o pagamento do Piso.

Em Porto Alegre, o governo Melo dificulta o diálogo com a categoria. “A Secretaria Municipal de Educação não recebe as representações do Sindicato e Associação para discutir o Piso e as demais questões de condições de trabalho, como a inclusão e a falta de RH nas escolas”, afirma a Diretora de Assuntos Educacionais da Atempa, Roselia Siviero.

A audiência pública evidenciou que o desmonte na educação não ocorre somente em Porto Alegre. Esta é uma realidade em todo o Rio Grande do Sul, tanto do ponto de vista estrutural e da qualidade do ensino, quanto em relação à valorização dos profissionais. O Simpa e a Atempa vão seguir pressionando o governo Melo para tratar das questões ligadas à educação.

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias