Simpa e Associações parceiras seguem firmes na defesa da nossa previdência e obtêm uma importante conquista

A luta do SIMPA, ASTEC, ASHPS, ATEMPA, ASSERPV, ASEAD e do CAD Previmpa segue firme contra os ataques de Melo à nossa previdência, os quais já duram mais de um ano. As entidades lutam agora contra o PLCE 03/22 (ressegregação de massas) onde obtivemos uma importante conquista. A Câmara finalmente decidiu marcar nova audiência para o dia 24/03, às 19h, por videoconferência.

 

No dia 08/03, as entidades protocolaram, na Câmara, pedido formal para a realização de audiência pública legítima sobre o projeto e para que a tramitação fosse suspensa até a realização da mesma. O PLCE 03/2022 autoriza a ressegregação de massas do sistema previdenciário municipal, causando enorme prejuízo às servidoras e servidores públicos da Prefeitura de Porto Alegre.

 

Os requerimentos das entidades deram respaldo jurídico à ação do Simpa na Justiça, pedindo liminar para suspender a votação do projeto, que havia sido colocado na pauta de votação dia 14 com prioridade. Após o ajuizamento da ação, a Câmara recuou, retirou a prioridade de tramitação e acenou com a possibilidade de realização de nova audiência pública, marcada para o próximo dia 24.

 

O argumento central da liminar era de que a primeira audiência foi realizada sem que tivesse sido ajuntada toda documentação pertinente ao conhecimento da comunidade e ao processo legislativo. O parágrafo 2º do artigo 103 da Lei Orgânica do Município determina a disponibilização pública, com 10 dias de antecedência, de todas as informações e documentos necessários para a realização do ato. No caso do PLCE 03/2022, as informações e documentos foram tornados públicos menos de três horas antes da audiência. As vereadoras do PSOL, Natasha Ferreira e Fran Rodrigues, e o Vereador do PT, Jonas Reis, assinam a ação judicial junto com o Simpa.

 

Como participar da audiência

 

Conforme publicação no Diário Oficial de Porto Alegre do dia 17 de março, a nova audiência pública ocorrerá no dia 24 de março, às 19 horas, através de videoconferência, pela plataforma Zoom (https://zoom.us/), onde os cidadãos também poderão participar, mediante inscrição em https://audienciaspublicas.camarapoa.rs.gov.br/.

 

>> O link para acesso à sala virtual do evento se encontra disponibilizado no mesmo local. Detalhes da proposição poderão ser obtidos em https://www.camarapoa.rs.gov.br/processos/137562

>> Os participantes poderão se manifestar por escrito e/ou encaminhar documentos referentes ao assunto em debate, através do e-mail audienciaspublicas@camarapoa.rs.gov.br.

>> As manifestações, durante a audiência pública, se darão mediante inscrição, após a abertura do evento. A audiência pública será transmitida pela TV Câmara, canal 16 da NET, pelo canal digital 11.3, e pelo Youtube em https://www.camarapoa.rs.gov.br/institucional/tvcamara.

 

Leia aqui o edital de convocação.

Tags: Aposentadorias, Audiência Pública, municipários, PLCE 03/22, Porto alegre, previmpa, Ressegragação de Massas, simpa, sindicato

Mais notícias

INFORME SOBRE A ANTECIPAÇÃO DO COMPLEMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM AOS MUNICIPÁRIOS/AS EM FUNÇÃO DAS ENCHENTES E O PAGAMENTO DOS RETROATIVOS DE 2023

Antecipação do piso da enfermagem - enchentes A DGP-SMAP publicou comunicado…

UMA DÉCADA DE RETROCESSOS PREVIDENCIÁRIOS

Municipários de Porto Alegre amargam investidas governamentais contra o já…

ASSEMBLEIA DELIBERA LUTAS DA CATEGORIA MUNICIPÁRIA NA CALAMIDADE DAS ENCHENTES

A categoria municipária aprovou uma série de iniciativas em relação…