Simpa e ASSERPV reúnem-se com a direção do HMIPV

WhatsApp Image 2021-09-24 at 15.20.55

Nesta sexta-feira (24/9), o diretor geral do Simpa, João Ezequiel, o representante do Cores Saúde/ASSERPV, Marco Brignol e a diretora da Associação das Servidoras e Servidores do HMIPV, Daniela Perroni, reuniram-se com a direção geral e de enfermagem do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) para questionar a terceirização no hospital e debater a convocação dos aprovados nos concursos de Enfermeir@s e Técnicos de Enfermagem, bem como a janta dos servidores, entre outros temas.

 

Os representantes informaram a direção do hospital sobre a Lei Municipal 12.866, de 6 de setembro de 2021, que suspende a contagem do prazo de validade dos concursos públicos municipais vigentes em 31 de março de 2020, tornando-os ainda válidos. Também reafirmaram que o hospital deve manter-se 100% público, livre de terceirizações, e que os servidores estatutários não podem ser chefiados por profissionais terceirizados.

 

Entre os assuntos abordados, foi solicitada garantia da janta para servidoras/es que estão em transporte de pacientes, ex: realização de exames, consultas e avaliações fora do hospital. A ampliação do horário da janta até às 24h e necessidade da conclusão, o mais breve possível, da reforma do refeitório e inclusão de sobremesa e suco na alimentação, bem como a manutenção do Prato Light, também foi reivindicada.

 

Os representantes do Simpa, Cores Saúde e ASSERPV pediram, ainda, a manutenção do Laboratório com coletores em todos os horários e finais de semana, inclusive no noturno. Solicitaram também um serviço de Saúde Mental especializado no HMIPV para as trabalhadoras/es, com psicólogo e psiquiatra, visto o stress e sobrecarga de trabalho decorrentes ao enfrentamento da pandemia. Para isso, foi acordado a inclusão de um representante da Associação na Comissão de Cuidados Humanizados das Servidoras e Servidores do HMIPV.

 

Sobre a questão dos plantões, houve um consenso entre entidades e direção do HMIPV de manter as escalas de plantão como são há décadas, de 12h x 60h, à noite, e 6h ao dia (manhã ou tarde).

Tags: #MeloDeve, #SimpaSindicato, HMIPV, municipários, Porto Alegres, simpa

Mais notícias