Simpa e ASHPS reúnem-se com secretário Cassio Trogildo para tratar das escalas de plantões na Saúde

Na manhã dessa quarta-feira (8/9), o diretor geral do Simpa, João Ezequiel, o Presidente da ASHPS, Valdionor Freitas, a Diretora da ASHPS Bárbara Melo, juntamente com a diretora geral do Hospital Pronto-Socorro, enfermeira Tatiana Breyer, e com a diretora de enfermagem do HPS, enfermeira Gládis Jung, reuniram-se com o secretário Municipal de Governança, Cassio Trogildo, para encaminhar a legislação dos plantonistas da Saúde.

O secretário Trogildo afirmou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) está, neste momento, analisando a minuta do projeto que será apresentado nas próximas semanas às entidades. Simpa e ASHPS afirmam a necessidade do projeto contemplar as escalas de plantões no HPS, HMIPV e PACS, como eram aplicadas antes do Decreto 20.291/19, de Marchezan.

Após entrar em vigor o Decreto Legislativo 426, que suspendeu o Decreto de Marchezan, o Simpa e as entidades dos trabalhadores em Saúde realizaram muitas plenárias e reuniões com representantes da SMS, onde criaram um GT (parte governo, parte trabalhadores) para debater a aplicação das escalas de plantões no âmbito da SMS. As representações pedem que sejam respeitados e incluídos os formatos de escalas de plantões que vinham sendo executados há décadas nos serviços de Saúde, que funcionam 24h, mesmo nos locais que já modificaram as escalas conforme o decreto suspenso.

 

Segundo o diretor geral do Simpa, “as tratativas com o governo vão seguir, até que se conquiste uma solução definitiva à questão dos plantões”.

 

 

Mais notícias

REUNIÃO PREPARATÓRIA DO 8 DE MARÇO DE 2026 ACONTECE HOJE NO SIMPA

Nesta segunda-feira, 26 de janeiro, a partir das 18h30, acontece…

CRISE NA SAÚDE É RESULTADO DA TERCEIRIZAÇÃO E DO DESMONTE DO SUS POR SEBASTIÃO MELO

Os diretores do Simpa participaram da reunião do Conselho Municipal…

A POLÍTICA NEOLIBERAL DE MELO E PASCOAL PARA A EDUCAÇÃO

Mais de 800 remanejamentos forçados de educadoras/es, um quarto das…

TV SIMPA