SIMPA DENUNCIA VIOLÊNCIA NA SAÚDE NA COSMAM

Reunião COSMAM - 27jun2017 - TM (5)

O SIMPA participou, hoje (27/6), de reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (COSMAM), cuja pauta foi a Insegurança nas Unidades de Saúde da Capital, Pronto Atendimentos e Hospitais públicos. Segundo o diretor geral do SIMPA, Alberto Terres, a maior violência contra usuários e trabalhadores é a violência Institucional patrocinada pelos governos.

A falta de Recursos Humanos, de materiais básicos, como seringa, gaze e equipamentos e de medicamentos geram violência nos locais de trabalho. A espera por atendimento nos serviços de saúde muitas vezes vai de 4h a 8h.

Para o sindicato, cabe ao secretário municipal de Saúde e ao prefeito apresentarem uma Política Municipal de Saúde que contemple ações de prevenções à violência e o cumprimento das políticas de acolhimento aos usuários e de humanização no atendimento conforme preconiza o SUS.

O governo municipal é o maior responsável por essa violência quando patrocina a precarização das relações de trabalho e dificulta o acesso aos serviços de saúde. O SIMPA denunciou que existem medicamentos armazenados no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, que não são distribuídos aos usuários por falta de transporte para levá-los às unidades básicas.

A violência também é institucional, quando o prefeito chama os servidores de “vagabundos” em suas redes sociais. Manifestações desse tipo é uma violência aos trabalhadores do SUS.

Tags: COSMAM, Porto alegre, Saúde, simpa, sindicato, SMS

Mais notícias