A direção do Simpa recebeu, ontem (26/06), uma denuncia de que, nesta terça-feira (27/6), o Pronto Atendimento Bom Jesus (PABJ) seria visitado por uma comitiva integrada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e dirigentes do Complexo Hospitalar Santa Casa, com intuito de oferecer a gestão do serviço de saúde do posto àquela instituição. Ou seja, mais uma tentativa do governo Marchezan e do secretário municipal de saúde, Erno Harzheim, de privatizar o SUS.
Atendendo ao chamado, o Sindicato compareceu, de manhã, no PABJ, junto com membros do Conselho Distrital de Saúde da região e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), porém, a comitiva não apareceu.
O Simpa reforça que, conforme a Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), todas as ações em saúde pública devem ser debatidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde. Novamente, o secretário Erno desrespeitou a lei e, de forma antidemocrática, passou por cima do CMS.
O diretor geral do Simpa, Alberto Terres, afirmou que a entidade não aceitará mais a privatização dos serviços de saúde e lutará, junto com o CMS e o conselho distrital, na defesa do SUS. “Vamos responsabilizar os gestores privatistas pela precarização do sistema”, disse Terres.
“O SUS é nosso, ninguém tira da gente. Direito garantido não se compra e não se vende!”
Tags: EmDefesaDoSUSMais notícias
Não há eventos futuros