A direção do Simpa encaminhou ao secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, na terça-feira (18), solicitação para que seja agendada com urgência uma nova reunião com a Comissão de Negociação do Governo Municipal. O ofício também reafirma a necessidade de que o governo apresente ao sindicato uma proposta concreta sobre os pontos de pauta da data-base que já tiveram sinalização de avanço: reposição da inflação da categoria municipária, reposição do valor de vale-alimentação, pagamento da progressão 2012/2014 e encaminhamento do processo para a progressão de 2014/2016.
O governo desmarcou a reunião do último dia 18, alegando que o prefeito Sebastião Melo (MDB) estava fora da cidade e não poderia avaliar a proposta formulada pela equipe de governo. Tanto o cancelamento da agenda, quando o anúncio de que há uma proposta, gerou expectativa no conjunto da categoria.
MELO DEVE, MELO PAGUE
O prefeito Melo já retomou a agenda no Paço Municipal e a direção do Simpa cobra que a reposição da inflação e outros pontos da pauta sejam priorizados. Nos últimos cinco anos e sete meses, a categoria já perdeu 31,92% (IPCA/IBGE 05/2016 a 12/2021) dos salários e ainda teve um confisco de 3% com o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, alteração do plano de carreira com perda dos adicionais de 15% e 25%, dos avanços de 3 para 5 anos, reduzindo de 5% para 3% e com o regime não incidindo mais sobre as vantagens por tempo de serviço.
A situação salarial está insustentável e compromete a capacidade de sustento familiar para uma grande parcela de servidores e servidoras, responsáveis pelo atendimento à população em todas as políticas públicas do município.
#MeloDeve
#ReposiçãoJá
#SimpaSindicato
Tags: #MeloDeve, Data-Base, municipários, Porto alegre, Reposição Já!, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros