Atento ao novo aumento no número de casos de Covid-19 e de outras síndromes respiratórias, o Simpa tem cobrado constantemente a Prefeitura para que sejam tomadas medidas a fim de evitar uma nova onda em Porto Alegre. O sindicato tem alertado especialmente quanto à situação nas escolas da rede pública municipal.
Têm sido constantes os relatos e as notícias dando conta do aumento de casos em ambiente escolar; ao mesmo tempo, faltam orientações claras e medidas que de fato contenham o avanço da Covid e de outras doenças respiratórias entre estudantes e trabalhadores das escolas.
O Simpa já havia apontado e segue defendendo que a suspensão do uso de máscaras pela Prefeitura nas escolas, assim como outras medidas de flexibilização, foi prematura, considerando as singularidades do ambiente escolar – infraestrutura e contato natural entre os alunos e entre estes, professores e funcionários –, bem como a falta do ciclo vacinal completo para grande parte das crianças e adolescentes.
Cabe destacar ainda que tem havido contradição entre o que preconizam a Smed e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quanto ao tema, o que tem gerado dúvidas e insegurança entre os servidores da educação. Um exemplo diz respeito à orientação da SMS para que reuniões pedagógicas fossem feitas de maneira virtual, enquanto a Smed impõe que sejam presenciais.
Além disso, o funcionamento do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) Municipal foi descontinuado no último período, em função da mudança na condução da Secretaria Municipal de Educação (Smed). O Simpa encaminhou ofício à Smed e à prefeitura, no dia 16/05, solicitando medidas de combate à Covid e também já solicitou que os novos membros do COE fossem escolhidos para que o trabalho possa ser retomado. A reunião do COE Municipal foi agendada para esta quarta-feira (08/6), às 14h.
Leia também:
Simpa cobra retomada dos protocolos sanitários para evitar a Covid19
Tags: Coe Municipal, Educação Covid19, municipários, Portoi Alegre, simpa, sindicato, SMEDMais notícias
Não há eventos futuros