Simpa cobra resposta do governo em reunião de negociação da data-base

simpa01

Diretores do Simpa participaram, na manhã dessa quinta feira (26/8), de reunião de negociação com o governo sobre a data-base 2021. Na agenda presencial, que contou com a presença do secretário municipal de Administração, André Barbosa, e do secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, foi discutida a reposição da inflação acumulada e pontos prioritários da pauta de reivindicações da categoria municipária.

Diante do atraso da data-base, determinada em lei para o mês de maio, os dirigentes sindicais cobraram que o governo encaminhe uma resposta efetiva às reivindicações. Sem reajuste da inflação há seis anos, a categoria acumula perdas salariais de 24,38% (índice do período de maio de 2016 a junho de 2021). Também foi destacada a necessidade urgente de reajuste no vale-alimentação, o pagamento das progressões que já estão concluídas (2012-2014) e a equiparação do básico do padrão operário ao salário mínimo nacional.

Ficou apontado o indicativo de nova reunião da mesa de negociação para o mês de setembro.

 

Concursos

A direção do Sindicato também pautou a urgência para nomeação de concursados, com destaque para a situação crítica vivenciada no Dmae, na Saúde, na Educação e na Fasc. O governo alega que há parecer do Tribunal de Contas do Estado, amparado na Lei Federal 173/2020, impedindo a nomeação por necessidade de quadro, de aprovados nos concursos públicos. Somente podem ser nomeados novos servidores em casos de vacância do cargo por morte ou aposentadoria.

Participaram da negociação, representando as municipárias e municipários, a diretora administrativa do Simpa, Luciane Pereira da Silva, o diretor financeiro, Luís Fernando de Fraga Silva, e o diretor de formação sindical, Edson Zomar de Oliveira.

Tags: Data-base 2021

Mais notícias