O Simpa recebeu denúncia de servidores sobre a falta de um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) completo no prédio da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (SMAP). A preocupação dos trabalhadores vem desde a enchente de 2024, que afetou gravemente a estrutura do prédio.
Em visita ao local, na última terça-feira (05/08), o sindicato foi informado pelo governo de que há apenas um alvará provisório, e que o PPCI definitivo ainda está em execução. A SMAP afirmou que a empresa responsável já foi contratada e que parte dos equipamentos foi comprada, como extintores, placas de sinalização, iluminação de emergência e mangueiras. A previsão é de que o processo seja concluído nos próximos 12 meses.
O prédio também deve passar por uma reforma estrutural completa, como contrapartida obrigatória para receber financiamento internacional do BID, aprovado na Câmara de Vereadores no fim de 2024.
O Simpa reforça que a segurança no local de trabalho é um direito de todo trabalhador é uma obrigação do governo. É inaceitável que, mais de um ano após a enchente, o prédio ainda não tenha um PPCI completo e válido. O sindicato seguirá fiscalizando e cobrando providências até que todas as condições de segurança sejam garantidas para os servidores que atuam no local tenham segurança.
Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!
#SimpaSindicato
#VamosResistir
#SomosPortoAlegre
Mais notícias