Simpa cobra nomeações de concursados no Dmae

WhatsApp Image 2021-03-16 at 17.40.20

Em reunião online, a pedido do Simpa, nessa terça-feira (16/3), o diretor do Simpa, Edson Zomar de Oliveira, a coordenadora do Cores Dmae, Sandra Darui, e o engenheiro químico do Dmae, Marcelo Faccin, reuniram-se com o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, para cobrar as nomeações dos 39 trabalhadores concursados do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

 

Segundo o diretor do Simpa, o Dmae vive um processo de precarização do pessoal, em todas as áreas e todos os cargos, o que leva ao aumento da dificuldade operacional do departamento.

 

“A carência de Recursos Humanos fez os colegas redobrarem o serviço, ainda mais agora na pandemia. Em um momento como este, temos que fazer a escolha mais vital. Avançar nas nomeações é uma sinalização importante”, afirmou Edson.

 

Sandra Darui lembrou que os riscos da falta de pessoal já foram provados pela auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e que as nomeações precisam acontecer, imediatamente. “São 32 técnicos de tratamento de água e esgoto e sete técnicos de saneamento e esgoto”, pontuou a coordenadora do Cores Dmae.

 

Como ex-diretor de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae, Marcelo Faccin alertou sobre a importância de ingresso de pessoal nas atividades 24h, por 365 dias ao ano, e que a falta de RH leva ao acréscimo de horas-extras. “Nesta lógica, o concursado vai repor os gastos em H.E, sem onerar o orçamento”, defende o titular do Cores Dmae.

 

GOVERNO

O secretário André Barbosa afirmou entender a urgência do Dmae, mas não prometeu chamar todos os nomeados de imediato. Justificou que a Lei 173/20, do governo federal, impõe restrições aos governos, como por exemplo, não poder repor e nomear servidores enquanto sua vigência.

 

“Nós adotaremos o critério de chamar os cargos com vacância e, atualmente, temos apenas sete vacâncias que me permitem a cobertura legal”, declarou o secretário, informando que esta questão e sua deliberação serão pauta de reunião do CEGEDEP, hoje (17/3).

 

As nomeações dos concursados também fazem parte da luta contra a concessão/privatização do Dmae. O Simpa segue na defesa de investimentos públicos no Dmae, fortalecido nos seus quadros, e com autonomia de decisões.

Tags: #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, Concursados, DMAE, municipários, Nomeações, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias