SIMPA COBRA AGILIDADE À SMAP PARA RESOLVER REDUÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS PELO CCG

WhatsApp Image 2024-10-18 at 16.59.08

O Sindicato dos Municipários/as de Porto Alegre (Simpa) participou de reunião com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), na tarde de sexta-feira (18/10), para tratar de questões relativas ao Centro Clínico Gaúcho (CCG). As diretoras do Simpa, Cindi Sandri e Bete Charão, relataram ao secretário adjunto da Smap, Richard Santos, que cresce a cada dia as reclamações encaminhadas por usuários descontentes com o conjunto de serviços e procedimentos prestados pela operadora do plano de saúde conveniada com a Prefeitura.

O Simpa advertiu sobre o aumento dos descredenciamentos por parte de empresas que prestam serviços ao CCG, como a Clinica Salute, que não oferece mais de atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e oftalmologia. O mesmo ocorre com a Prontosul, que suspendeu as consultas de fisioterapia, quiropraxia, psicologia e fono. A Neurológica Soluções em Neurologia, Ortra e Dr. Xavier (oftalmo) idem.

A Dedicare informou que a partir de 01/11 suspenderá os atendimentos dos especialistas para os usuários com TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down, Deficiência Intelectual. Já a Santa Casa tem restrições de atendimentos, mantendo consultas autorizados para algumas especialidades, como ginecologista (conforme o caso), Pediatra (consultas e exames) e Adultos (exames). Todas essas decisões da CCG dificultam ainda mais o acesso do servidor/a que está doente, ou seja, quando mais necessita de atendimento.

O adjunto da Smap afirmou que a Prefeitura publicará orientações aos usuários do plano de saúde do CCG para facilitar o encaminhamento de denúncias à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde que é responsável por regular, normatizar, controlar e fiscalizar o mercado de planos de saúde no Brasil, protegendo os direitos dos beneficiários. A Prefeitura se comprometeu a marcar uma reunião com CCG, com a participação do Simpa, para tratar dos problemas deste convênio.

Em relação à contratação de um novo plano de saúde, Richard Santos garantiu que dentro de 15 dias será publicado um novo edital. O Simpa adverte que já faz mais de dois anos que a gestão do prefeito Melo se comprometeu com a contratação de um plano de saúde adequado para a categoria municipária de Porto Alegre.

Tags: #SimpaSindicato, 2024, ccg, Data-Base 2024, DataBase, Database2024, municipários, plano de saúde, poa, Porto alegre, prefeito, prefeito de porto alegre, Prefeito Melo, Prefeitura, sebastião melo, Serviço Público, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias