O Sindicato dos Municipários/as de Porto Alegre (Simpa) participou de reunião com a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), na tarde de sexta-feira (18/10), para tratar de questões relativas ao Centro Clínico Gaúcho (CCG). As diretoras do Simpa, Cindi Sandri e Bete Charão, relataram ao secretário adjunto da Smap, Richard Santos, que cresce a cada dia as reclamações encaminhadas por usuários descontentes com o conjunto de serviços e procedimentos prestados pela operadora do plano de saúde conveniada com a Prefeitura.
O Simpa advertiu sobre o aumento dos descredenciamentos por parte de empresas que prestam serviços ao CCG, como a Clinica Salute, que não oferece mais de atendimentos de psicologia, fonoaudiologia e oftalmologia. O mesmo ocorre com a Prontosul, que suspendeu as consultas de fisioterapia, quiropraxia, psicologia e fono. A Neurológica Soluções em Neurologia, Ortra e Dr. Xavier (oftalmo) idem.
A Dedicare informou que a partir de 01/11 suspenderá os atendimentos dos especialistas para os usuários com TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down, Deficiência Intelectual. Já a Santa Casa tem restrições de atendimentos, mantendo consultas autorizados para algumas especialidades, como ginecologista (conforme o caso), Pediatra (consultas e exames) e Adultos (exames). Todas essas decisões da CCG dificultam ainda mais o acesso do servidor/a que está doente, ou seja, quando mais necessita de atendimento.
O adjunto da Smap afirmou que a Prefeitura publicará orientações aos usuários do plano de saúde do CCG para facilitar o encaminhamento de denúncias à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), autarquia vinculada ao Ministério da Saúde que é responsável por regular, normatizar, controlar e fiscalizar o mercado de planos de saúde no Brasil, protegendo os direitos dos beneficiários. A Prefeitura se comprometeu a marcar uma reunião com CCG, com a participação do Simpa, para tratar dos problemas deste convênio.
Em relação à contratação de um novo plano de saúde, Richard Santos garantiu que dentro de 15 dias será publicado um novo edital. O Simpa adverte que já faz mais de dois anos que a gestão do prefeito Melo se comprometeu com a contratação de um plano de saúde adequado para a categoria municipária de Porto Alegre.
Tags: #SimpaSindicato, 2024, ccg, Data-Base 2024, DataBase, Database2024, municipários, plano de saúde, poa, Porto alegre, prefeito, prefeito de porto alegre, Prefeito Melo, Prefeitura, sebastião melo, Serviço Público, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros