SIMPA ACOMPANHA VOTAÇÃO QUE AUTORIZA EMPRÉSTIMO PARA PRIVATIZAR HMIPV

privat HMIPV

Conjuntamente com o Simpa, entidades avaliam agora ilegalidade do ato.

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (24/6), o Projeto de Lei do Executivo (PLE) 015/24, que autoriza a Prefeitura a contratar empréstimo com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) de até R$ 300 milhões para construção do novo prédio do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). A proposta é de autoria do governo Sebastião Melo e a ação é mais um passo rumo à privatização total do hospital. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) esteve presente conversando com os vereadores e vereadoras para que votassem contra.

 

Apesar do apoio da bancada de oposição, o projeto foi aprovado pela maioria governista. O Simpa, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), com a Associação dos Servidores do HMIPV (ASSERPV) e com a Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS), avalia ação na justiça. Os vereadores que votaram contra o projeto foram: Roberto Robaina (PSOL), Karen Santos (PSOL), Alex Fraga (PSOL), Pedro Ruas (PSOL), Jonas Reis (PT), Everton Gimenis (PT) e Giovane Culau (PCdoB).

 

O projeto não estava previsto na pauta, foi passado na frente dos demais a partir do “pedido” de urgência do governo Melo. Enquanto a cidade vive uma calamidade, o governo Sebastião Melo insiste em privatizar o município às pressas e sem diálogo maior com a população.

Mais notícias

TV SIMPA