Nesta sexta-feira, 13, os municipários estiveram mobilizados na Câmara, desde cedo, contra a votação do PLCE 07/18, da Previdência Complementar, que acabou não sendo apreciado por falta de quórum nas duas sessões extraordinárias convocadas para a manhã e a tarde de hoje. O projeto voltará a ser apreciado na segunda-feira, 16, a partir das 14h.
Oficialmente de greve a partir do domingo, dia 15, a categoria municipária está sendo chamada para ato na segunda-feira, 16, a partir das 9h, no Paço Municipal, seguido de caminhada até a Câmara, onde será servido almoço ao meio-dia. Na sequência, os servidores e servidoras estão sendo chamados a acompanhar a sessão plenária.
As manobras da presidência da Câmara e da base aliada de Marchezan de não dar quórum e não convocar nova sessão para hoje são resultado da derrota desta quinta-feira, 12, quando, por 22 votos a seis, foi rejeitado o PLCE 08/18, que mudaria o Estatuto dos Funcionários do Município, retirando uma série de direitos da categoria. Parlamentares da própria base governista votaram contra o projeto, o que indica a dificuldade de Marchezan articular uma base de apoio suficientemente sólida para aprovar os projetos de seu interesse.
“Se o prefeito tivesse votos para aprovar o PL da Previdência, a base do governo estaria presente”, afirmou o diretor geral do Simpa, Alberto Terres. O secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, esteve na Câmara, articulando nos bastidores, mas não conseguiu reverter a situação de desvantagem para garantir os projetos do governo.
AGENDA DE LUTA – SEGUND-FEIRA – 16/7
9h – Ato Público da Data-base / Contra os PLs, no Paço Municipal
11h – Caminhada até a Câmara, com almoço coletivo
14h – Acompanhar a sessão extraordinária de votação do PL da Previdência Complementar
18h – Assembleia Geral Extraordinária dos Municipários, na Casa do Gaúcho
PAUTA:
– Informe sobre a tramitação do PL da Previdência Complementar;
– Avaliação do movimento paredista;
– Propostas de mobilização da categoria.
**ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS DO SINDICATO PARA COMUNICADOS DE POSSÍVEIS ALTERAÇÕES NA AGENDA DE LUTA.
Tags: municipários, Porto Alegre; Data-base 2018, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros