Servidores do meio ambiente lutam em defesa da “Biblioteca da Smam”

slider 2021 12

A Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, mais conhecida como a Biblioteca da Smam, é um importante patrimônio técnico, histórico e cultural de Porto Alegre e está correndo risco de ser desmontada pela gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). O titular da pasta, Germano Bremm, anunciou a transferência do acervo para local inapropriado e sem condições de preservação, no interior do Parque Germânia, alegando economia de recursos. Os servidores da Smamus organizaram mobilização para que a biblioteca seja mantida no prédio que foi construído com todas as condições técnicas para abriga-la.

 

MOBILIZAÇÃO

 

Ato em defesa da Biblioteca da Smam é nesta quinta-feira (11/2), às 12 horas, em frente prédio da Smamus (Av Carlos Gomes 2120, esquina com a Rua Luiz Voelcker). Todos os colegas servidores são chamados a apoiar e participar da luta, que seguirá os cuidados para evitar aglomeração, com controle do distanciamento, uso de máscara e de álcool gel.

 

O acervo da Biblioteca Smam, que conta com cerca de 20 mil volumes, é considerado um dos melhores sobre o meio ambiente do Brasil. A mudança prejudicará o trabalho executado pela área técnica, dificultando a consulta aos documentos, relatórios e bibliografias que subsidiam os pareceres e as tomadas de decisão da secretaria.

 

Conforme a arquiteta aposentada da Smamus, Ana Maria Germani, em entrevista ao jornal Matinal, “toda a história da cidade está lá. A constituição urbana, o desenvolvimento, a legislação.”

 

O secretário alega que o novo endereço contará com uma reforma na estrutura, que não tem orçamento previsto e que a obra será paga com recursos da iniciativa privada. Uma condição temerária para um órgão que emite licenciamento ambiental para empresas e empreendimentos privados.

 

ENTIDADES TAMBÉM QUESTIONAM A MUDANÇA

 

O Conselho Estadual de Cultura, o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, a Associação Rio-grandense de Bibliotecários (ARB), o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) e a Associação de Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre, cobram informações e esclarecimentos da Smamus.

 

A Frente Parlamentar de Incentivo ao Livro e à Leitura, formada por deputados estaduais, convocou uma reunião virtual para esta terça-feira, às 16h, para debater o assunto. Para participar, basta clicar nolink: https://meet.google.com/iep-gnjn-ehy

 

VEJA AS REPORTAGENS DO JORNAL MATINAL

 

Melo desaloja biblioteca da Smam para sediar escritório de licenciamento

 

Economia com transferência de biblioteca da Smam é inferior à informada pela prefeitura

Tags: Biblioteca, Biblioteca da Smam, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato, Smam, Smamus

Mais notícias