Seminário em defesa do serviço público e dos servidores escancara real situação de Porto Alegre

Seminário em defesa do serviço público e dos servidores escancara real situação de Porto Alegre

 

Aconteceu na noite da quinta-feira (30/3), no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores, o Seminário “Em Defesa do Serviço Público e dos Servidores” promovido pela Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (Astec) para debater a situação de Porto Alegre. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), esteve presente com os diretores Edson Zomar compondo a mesa e César Rolim como parte do público. No público, inúmeros servidores e servidoras do município ocuparam o plenário para participar da discussão.

 

Com mediação do jornalista Juremir Machado, a mesa contou com apresentações sobre diversos temas fundamentais para toda a cidade de Porto Alegre, não apenas para quem trabalha no serviço público, mas para quem é usuário destes serviços. O diretor do Simpa Edson Zomar de Oliveira, falou sobre o sindicalismo atual e novas estratégias de luta.

 

“O serviço público do município vem sendo sucateado. Faltam investimentos, falta nomeação de servidores públicos, é uma estratégia da prefeitura para conseguir realizar as privatizações, as concessões. É essa realidade que nós temos que combater”, destacou o diretor Edson.

 

Adinaldo Fraga, conselheiro do DMAE e da Astec, explanou sobre o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) ter dinheiro em caixa, mas não ter investimento no setor. E Luis Borba, diretor da Astec, trouxe a discussão sobre o sucateamento do Departamento de Habitação (demhab).

 

Outro ponto importante aos servidores, o Previmpa, foi trazido pelo procurador municipal e vice-presidente da Astec, Edmilson Todeschini. O procurador mostrou que há um superávit na Previdência Municipal, mas que, ilusória e propositalmente, é mostrado pelo governo como sendo um déficit. Já Amauri Perusso, presidente da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC), abordou sobre a atual situação do servidor público em Porto Alegre.

 

Saúde e Educação não ficaram de fora do debate. A vice-presidenta da Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (ASHPS), Janaína Brum, apresentou os desafios do atendimento à Saúde em Porto Alegre. Já Rosele de Souza, diretora da Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), abordou sobre a educação básica e desafios enfrentados pelos servidores.

 

O Seminário deixou nítido que os desafios são gigantes para melhorar serviço público de Porto Alegre e as condições de trabalho das e dos servidores públicos. Da mesma forma, como o Simpa vem denunciando, o evento não deixou dúvidas que a solução para esses problemas não passa por falsas soluções como as privatizações, concessões ou parcerias.

Seminário em defesa do serviço público e dos servidores escancara real situação de Porto Alegre

A íntegra do Seminário pode ser acessada no youtube: https://www.youtube.com/live/kQlvmXwRi0w?feature=share

Tags: ASTEC, municipários, poa, Porto alegre, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias