Seminário debate educação sem preconceitos no dia 22/03

slider-educacao

No Mês da Mulher, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do RS realiza, no dia 22 de março o seminário “Educação sem preconceitos”, a partir das 13h no teatro Dante Barone. O evento debaterá a influência do patriarcado na educação, saúde e cultura e no preconceito à diversidade e tem o Simpa como uma das entidades parceiras.

Para garantir a participação, é importante fazer a inscrição (clique aqui). O seminário terá certificado de comprovação de participação. Mais informações disponíveis no evento no Facebook.

Programação

13h45 – Abertura Bateria Ritmo da Luta (UJS Feminista – União da Juventude Socialista)

14h – Mesa Mulheres Diversas

Julia Rocha – Médica de Família e Comunidade, preceptora do programa de residência médica do Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte , professora do curso de medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e na Universidade Federal de Minas Gerais, cantora, compositora, companheira do Átila, mãe da Gabi e doula.

Valéria Houston Barcellos – Mulher, transexual, negra, musicista com 25 anos de carreira profissional. Cantora e compositora

Silvia Aloia – Consultora de Projetos, Formanda em Administração em Sistemas e Serviços de Saúde pela UERGS, Ativista, atualmente na Secretaria Nacional do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), representado-o no GT das Nações Unidas para a AIDS e no GT da Sociedade Civil dos ODS para a Agenda 2030, representa a Articulação Nacional de Luta Contra a AIDS (ANAIDS) na Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres do Conselho Nacional de Saúde (CISMU/CNS)

Sandrali de Campos Bueno – Iyalorixá dirigente da Comunidade Tradicional de Matriz Africana e Afro Umbandista “Ilé Àiyé Orishá Yemanjá” em Pelotas, Psicóloga graduada pela UNISINOS, Especialista em Criminologia pela PUCRGS, Servidora pública, secretária executiva do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul, Coordenadora do GTMulheres de Axé do NúcleoRS da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde – RENAFROSAUDE, integrante da organização de Mulheres Negras AKANNI, integrante da comissão executiva do Forum Interreligioso e Ecumenico do Rio Grande do Sul-FIRE.

Amara Moira – Travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp (com tese sobre o “Ulysses” de James Joyce) e autora do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (hoo editora, 2016).

Patrícia Pereira – Afrobetizadora e AfroEducadora – Palestrante e Formadora. Mestra em Educação – FACED/UFRGS, Especialista em Gestão Pública e Sociedade/UFT, Pedagoga – Educação Infantil/FACED/UFRGS Professora de Anos Iniciais/IEGFC. Graduanda em Direito/UFRGS. Professora na Educação Pública (Estadual e Municipal). Assessora de Igualdade Racial/Diversidades da Diretoria Pedagógica/SMED/Porto Alegre/RS. Atuou na Tutoria e Coordenação de Tutoria, e é Professora do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO/UFRGS de promoção da Igualdade Racial na Escola – 2013/2018. Membro do Comitê Gestor do Centro de Referência do Negro Nilo Alberto Feijó – POA/RS. Participa do GT Projeto Territórios Negros/PMPA, representando a SMED/PMPA.

Bruna Rocha Silveira – pós-doutoranda em Educação (UFRGS), Doutora em Educação (UFRGS), Mestre em Comunicação Social (PUCRS), publicitária, vice-presidenta da AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose), esclerosada, blogueira, ativista do movimento das pessoas com deficiência, feminista, mãe do Francisco.

Josiane França Santos – Cega há 10 anos, mãe de dois, membra do Grupo Inclusivass, da UBM, do Coletivo Feminino Plural, do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão e é a única modelo cega de Porto Alegre.

Mediadora Luelen – Profissional do sexo, Vice presidenta da União Brasileira de Mulheres de Porto Alegre, membro da direção estadual da União Nacional LGBT, integrante da Força Tarefa Jovens Lideranças

16h15 – Apresentação do Gibi Lei Maria da Penha na Escola da Vida – pela autora Silvana Conti – Lésbica, Feminista, Educadora, Sindicalista, Vice Presidenta da CTB/RS e Membro da Executiva Nacional da UBM

16h30 – Políticas Públicas e Experiências

Convidadas:

Manuela D’Ávila – Deputada Estadual e Procuradora Especial da Mulher -ALRS

Vanessa Grazziotin – Senadora da República (Brasil) e Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal

Jaqueline Moll – Pedagoga, Especialista em Alfabetização pela PUCRS, Especialista em Educação Popular pela UNISINOS, Mestra em Educação pela PUCRS e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS e orientadora no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: bioquímica da vida e saúde da UFRGS. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Plan Brasil – Viviana Santiago

Mediadora: Gerusa – jovem, estudante, Vice Presidenta Sul UBES

Promoção: Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Parcerias:
PLAN Internacional
Procuradoria Especial da Mulher – Senado Federal
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS
Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação – CPERS
Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Diretório Central dos Estudantes da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
União Brasileira de Mulheres
Associação dos Professores Municipais de Porto Alegre. – ATEMPA
Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – SIMPA
Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
Observatório de Violência Obstétrica – OVOBr
Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica – ABENFO

Tags: 8demarço, DiaDaMulher, Educação

Mais notícias