
A nova diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) iniciou, na segunda-feira (26/1), o seu Seminário de Gestão, que segue até quinta-feira (29/1). Ao longo dos quatro dias, as diretoras e diretores estão debatendo de forma aprofundada a estrutura do Sindicato, suas prioridades políticas e organizativas, além de definir as diretrizes que vão orientar a atuação da gestão eleita.
O seminário materializa, na prática, o compromisso assumido ainda na campanha: “Unidade para Lutar: Mudar o Simpa”. A proposta é fortalecer o Sindicato como instrumento coletivo de defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores municipais, tornando-o mais presente, acessível, combativo e conectado com a realidade da categoria.
Entre os temas debatidos estão mudanças que já estão em curso no Simpa, como a reestruturação e qualificação do atendimento jurídico, a ampliação do atendimento odontológico, a busca por novos convênios e parcerias que tragam benefícios concretos aos municipários e municipárias.
A diretoria reafirma que a ampliação da mobilização e da participação da categoria é uma estratégia central de luta. O diálogo permanente com os colegas, a partir da presença das diretoras e diretores nos locais de trabalho, proporcionando a escuta ativa das demandas e o fortalecimento das ações coletivas. A gestão considera fundamental reforçar as reivindicações e ampliar a capacidade de pressão do Sindicato.
Nesse sentido, a nova gestão está comprometida em qualificar a relação com a base, tanto de forma presencial — com encontros, assembleias, reuniões e visitas aos locais de trabalho — quanto por meio da comunicação, utilizando de forma integrada as redes sociais, o site, e-mail, WhatsApp e telefone.
Uma das iniciativas de maior impacto será a campanha permanente por novas filiações, entendida como elemento estratégico para garantir mais força política, representatividade e capacidade de luta ao Simpa.
Os quatro dias do Seminário de Gestão também cumprem um papel fundamental de fortalecer a unidade interna da diretoria e reafirmar o Simpa como um espaço permanente de debate. As discussões abordam tanto a realidade concreta da categoria quanto a conjuntura política municipal, com ênfase nas áreas da educação, da saúde e da assistência social, além da resistência firme contra os projetos de privatização do DMAE.
Ao final do seminário, a expectativa é sair com um plano de ação coletivo, alinhado com os princípios que orientam a nova gestão: unidade, participação, diálogo e luta. A diretoria reafirma que mudar o Simpa é fortalecê-lo para enfrentar os desafios do presente e do futuro, sempre ao lado dos municipários e municipárias de Porto Alegre.
Tags: #SimpaSindicato, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias