Reunião da CECE trata sobre o Plano Municipal de Educação

 

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participou da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde de terça-feira (10/10). O objetivo do encontro foi a discussão do Plano Municipal de Educação, instituído em 2015, e o processo de discussão para elaboração do documento para o próximo decênio.

 

O Simpa, a Associação dos Trabalhadores/as em Educação do Município de Porto Alegre, o Conselho Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação apontaram retrocessos nas políticas públicas de Educação nos últimos anos e dificuldade de monitoramento das metas do plano municipal em função da falta de acesso a informações. As entidades também chamaram a atenção para os problemas crescentes em relação ao acesso e permanência de alunos, principalmente os com necessidades especiais. Isso é resultado da falta de uma proposta político-pedagógica, por parte da Smed, condizente com a realidade das escolas municipais de Porto Alegre.

 

O Simpa criticou o desmonte e a desvalorização da educação, evidenciada pelo tratamento dado ao Piso Nacional do Magistério e à formação inicial e continuada, uma das inúmeras metas do PME que não foram atendidas. Advertiu ainda para as inúmeras denúncias de irregularidades no uso das verbas públicas apontadas nas CPIs da Câmara Municipal e investigadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, e pela Polícia Civil, através da Delegacia de Combate à Corrupção do Departamento Estadual de Investigações Criminais, na Operação Verba Extra, deflagrada nesta semana.

 

O Sindicato também criticou a postura da Smed diante de temas como a municipalização da Rede Estadual e a dificuldade de ampliar a Educação Infantil e cumprir a meta do PME. Questionou a falta de disposição da Secretaria para discutir temas contrários ao interesse da Rede Municipal de Ensino, como a criação de uma Escola Cívico-Militar.

 

Por fim, as entidades ressaltaram a importância da Conferência Municipal de Educação, que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, alertando os vereadores para que acompanhem as discussões, pois o documento produzido na Conferência será encaminhado à Câmara de Vereadores para ser transformado em Lei.

 

Além dos vereadores Jonas Reis (PT), Mauro Pinheiro (PL) e Gilson Padeiro (PSDB), que integram a Cece, participaram da reunião as diretoras do Simpa, Cindi Sandri e Bete Charão; Rosele Cozo, da Atempa e do Fórum de Diretores das EMEFs; Sônia Ogiba, do Fórum Municipal de Educação; Izabel Abranna, Júlia Pereira, da Smed; e Elaine Timmem e Aline Kerber, do Fórum Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias

SIMPA, CORES SAÚDE  E DVS REALIZAM PRIMEIRA REUNIÃO PARA  ELABORAÇÃO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA DOS ACEs

Durante a primeira reunião com a Diretoria da Vigilância em…

PLANO DE SAÚDE TEM NOVA LICITAÇÃO

Veja também como reclamar dos problemas com atendimento do CCG…

SIMPA CONQUISTA LIMINAR CONTRA CILADA DE JUROS NOS CONSIGNADOS BANRISUL

Servidoras e servidores da Prefeitura de Porto Alegre estão pagando…