PROTESTO DOS MUNICIPÁRIOS EM PORTO ALEGRE CONTRA A PEC 241(55)

thumb-padrao

Os municipários e municipárias de Porto Alegre participaram do Dia Nacional de Greves, Paralisações e Atos, na última sexta-feira (11/11), convocado pelas centrais sindicais CUT, CTB, NCST e Intersindical na luta para barrar a PEC 241, agora tramitando no Senado como PEC 55, mas considerada pelos trabalhadores como a PEC da Morte.
Durante a tarde de protestos, o Simpa, em conjunto com a Atempa, realizou Aula Pública, no Largo Zumbi dos Palmares, para discutir os impactos da PEC no serviço público e nas políticas públicas. A atividade contou com a participação de Anelise Manganelli, economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) e de Mauri Cruz, integrante da direção executiva da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). Diversas escolas da rede municipal prepararam sua participação. Alunos e professores trouxeram para a rua cartazes e faixas com os resultados da discussão realizada.
Na lógica da política brasileira, da conciliação de classes, vivemos um período onde os pobres ficaram menos pobres, mas os ricos não ficaram menos ricos. Foi possível esse processo de acumulação de direitos sem mexer na estrutura de desigualdade do Brasil, sem mexer na estrutura de acumulação capitalista, sem mudar as bases essenciais da exploração do nosso povo. E esse é o ciclo que se encerra.
Infelizmente, ele não é um ciclo nacional, está dentro de um cenário internacional de mudança. Esse novo momento, bem materializado na PEC 55, é uma disputa de projeto que vai exigir de nós novas estratégias de luta. Precisamos retomar a luta dos nossos territórios simbólicos e concretos. Na ocupação das escolas não é só prédio físico que está ocupado. A juventude brasileira está demonstrando o caminho e, os servidores e servidoras públicas, tem um papel fundamental nesse processo.
A mobilização dos municipários seguiu em caminhada pela Avenida Borges de Medeiros até à Esquina Democrática, somando forças no Ato Unificado.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO DO DIEESE – DESAFIOS DIANTE DO AJUSTE FISCAL

VEJA AQUI TODAS AS FOTOS DO DIA DE LUTA DOS MUNICIPÁRIOS

caminhada-e-ato-unificado-11nov2016-mp-90 caminhada-e-ato-unificado-11nov2016-mp-84 caminhada-e-ato-unificado-11nov2016-mp-70 aula-publica-dos-municiparios-nao-a-pec-241-11nov2016-mp-140 aula-publica-dos-municiparios-nao-a-pec-241-11nov2016-mp-90 aula-publica-dos-municiparios-nao-a-pec-241-11nov2016-mp-67 aula-publica-dos-municiparios-nao-a-pec-241-11nov2016-mp-22

Mais notícias