Prefeitura suspende contrato com Multiclean, prejudicando dezenas de funcionários

WhatsApp Image 2020-04-22 at 08.28.41

No rastro das medidas contrárias aos direitos da classe trabalhadora, que já é rotina na gestão Marchezan mesmo em tempos de Covid-19, a Prefeitura suspendeu, por meio do ofício 274/2020, os serviços da empresa Multiclean, que terceirizava funcionários das áreas de limpeza e cozinha para as escolas da rede municipal de ensino. A medida vem num momento em que trabalhadores de diversas frentes temem por seus empregos diante da pandemia causada pelo coronavírus e seus impactos sociais.

 

Com a medida anunciada no ofício datado de 16/04, as dezenas de trabalhadoras e trabalhadores da empresa terão seus contratos suspensos por 30 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período. Desta forma, os funcionários  entrarão no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, instituído pelo Governo Federal, para que possam receber o benefício emergencial no valor equivalente a 70% do valor do seguro-desemprego a que teriam direito se fossem demitidos sem justa causa. A s regras da MP 936 impõe diversas perdas; neste caso, a redução salarial poderá ser de 10%, além de os funcionários deixarem de receber os vales transporte e alimentação.

 

O Simpa é contrário às terceirizações (bem como às privatizações) pelo caráter precarizante desta modalidade sobre as relações trabalhistas e sobre a qualidade do serviço público, bem como por oferecer maior probabilidade de desvios e mau uso do dinheiro público.

 

Porém, o Sindicato é solidário aos funcionários da Multiclean, assim como aos demais trabalhadores que prestam serviço à Prefeitura, como os quatro mil que trabalham nas 207 creches conveniadas e que também tiveram seus contratos suspensos pela Smed. Para o Simpa, é função do poder público, através dos servidores públicos, garantir a totalidade e a qualidade do atendimento oferecido à  população.

 

Leia também:

 

Trabalhadoras da educação infantil ficam sem emprego em Porto Alegre

Tags: Desemprego, Multiclean, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato, Terceirizadas

Mais notícias