Na noite desta segunda-feira (17) aconteceu a segunda plenária da educação infantil, que está sendo realizada semanalmente de forma virtual. Durante a plenária, foram debatidas questões relativas à mobilização pela greve da educação pública municipal; a luta contra a reforma da previdência e a busca por direitos específicos dessas trabalhadoras e trabalhadores.
Logo na abertura, a direção do Simpa tratou sobre os desdobramentos da audiência de conciliação sobre a retomada das aulas presenciais, realizada nesta segunda-feira (17) pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Porto Alegre (Cejusc), com a participação do Simpa, AMPD e de representantes da prefeitura. Nesta terça-feira (18), às 9h30, haverá nova audiência, com a presença do Ministério Público, para tratar especificamente da vacinação dos trabalhadores da educação. Também foi relatada a informação, passada pela Smed, do início dos trabalhos do Centro de Operação de Emergência (COE) Municipal, e a participação de representante do Simpa no órgão.
Na plenária, também foram debatidas as ações que poderão ser viabilizadas pelo Simpa no campo jurídico a fim de garantir o adicional de insalubridade, 1/3 de hora atividade e difícil acesso para todos os trabalhadores das escolas.
A plenária também discutiu a construção de protocolos sanitários focados na educação infantil durante pandemia devido às especificidades dessa área do ensino e considerando que nenhuma formação ou orientação neste sentido foi dada pela mantenedora a esses profissionais. Os participantes também reafirmaram a necessidade de haver vacina para todos os trabalhadores em educação e da constituição de COEs locais, com tarefas de monitoramento e fiscalização.
No que diz respeito à mobilização, estão sendo planejadas atividades descentralizadas e um dia de paralização específico da educação infantil. Um dos atos já está marcado para acontecer na Esplanada da Restinga na próxima sexta-feira (21), às 12h.
Próximas atividades gerais
A plenária também enfatizou a importância de as trabalhadoras e trabalhadores da educação infantil participarem da assembleia geral nesta terça-feira (18), a partir das 17h (clique aqui para se inscrever), e da vigília na Câmara na quarta-feira (19), a partir das 12h, contra a reforma da previdência (PELO 02/20).
Leia também:
Saiba como participar da Assembleia Geral do Simpa dia 18/05
Tags: Educação, educação infantil, greveMais notícias
Não há eventos futuros