O novo índice de perdas acumuladas pela categoria municipária de Porto Alegre, devido à falta de reposição inflacionária, acaba de ser divulgado: 32,64%. O índice, calculado pelo Dieese, tendo como base o IPCA, considera o período de maio de 2016 a janeiro de 2022.
O acumulado anterior — calculado até dezembro de 2021 — era de 31,92%. Somente entre janeiro de 2021 e de 2022, período que abrange todo o primeiro ano do mandato de Sebastião Melo, o aumento foi de 10,66%.
A Comissão de Negociação do Executivo sinalizou com a possibilidade de apresentar, por escrito, proposta contendo: a atualização no valor do vale-alimentação; o pagamento da progressão 2012/2014 e início do processo para o pagamento da progressão 2014/2016. E apontar o índice de reposição das perdas.
Até o momento o prefeito não respondeu às reivindicações apresentadas pelos servidores. Por isso, o Simpa está chamando a categoria a comparecer em novo ato público no dia 21/02, às 17h, no Paço Municipal.
A agenda marca a retomada das manifestações presenciais da categoria para pressionar o governo, o que reforça a importância de haver uma grande mobilização dos municipários neste dia, respeitando o distanciamento e com uso de máscara e álcool-gel.
Melo, destranque a negociação
Embora já exista, de acordo com o governo, uma proposta elaborada pela Comissão de Negociação, para a qual faltaria apenas o aval de Melo, isso ainda não ocorreu. A última reunião entre a Comissão e o Simpa aconteceu em dezembro, com retorno marcado para 18 de janeiro, agenda desmarcada pelo governo, e até agora não há indicação de nova data.
A falta de posicionamento fez com que representantes da direção do Simpa fossem à Prefeitura, na última quarta-feira (9), em busca de uma reunião com o prefeito Sebastião Melo, quando foram recebidos por representantes que asseguraram que levariam a demanda ao prefeito. O que o Simpa busca é que Melo destranque a proposta e dialogue com a categoria.
Por isso, o Simpa reforça a necessidade de mobilização e participação da categoria no ato público no dia 21/02, às 17h, no Paço Municipal.
Mais notícias