PAPEL DA GUARDA NA CEDECONDH

WhatsApp Image 2017-06-13 at 18.10.00

O SIMPA esteve, nessa terça-feira (13/6), na Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH) da Câmara Municipal de Vereadores para debater o papel da Guarda Municipal e cobrar o pagamento das horas extras dos Guardas Municipais no mês de abril.

A atuação da GM tem preocupado a categoria municipária. Só neste ano, já aconteceram quatro casos de violência em manifestações dos trabalhadores e da comunidade, com prisões de colegas e uso de gás de pimenta. O secretário de Segurança estava presente e foi questionado sobre os fatos e a formação dos guardas municipais.

O SIMPA posicionou-se a favor do Estatuto das Guardas Municipais (Lei 13.022) e contra o PLCE Nº 06/2017, que criminaliza os movimentos sociais e questionou a proposta do governo de Unificação das Guardas no que tange a terceirização nos postos do DMAE, DMLU, DMHAB, outros.

Para o SIMPA é possível que os guardas atuem através do diálogo e sem violência, como ocorreu, no dia 31/5, na votação do PLE 02/2017 na Câmara de Vereadores. A presença de guardas nas escolas pode, inclusive, ajudar na prevenção da evasão escolar, protegendo e orientando as crianças e suas famílias.

Fotografia: SIMPA

 

Tags: GuardaMunicipal, simpa, sindicato

Mais notícias