PACS sofre com falta de profissionais e sem ventilação adequada aos pacientes em meio a surto de gripe e covid-19

WhatsApp Image 2022-01-18 at 17.26.33

A pedido urgente das trabalhadoras e trabalhadores do Pronto de Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS), a direção do Simpa realizou uma visita no PA, nesta segunda-feira (17), para verificar as péssimas condições de trabalho do local, diante do agravamento da Covid-19. A presença do sindicato culminou em uma reunião, nesta terça-feira (18), com a Direção de Enfermagem e Direção Administrativa do PACS.

Durante a visita do dia 17, os diretores do Simpa puderam constatar a situação bastante difícil que se encontram os colegas do PACS. Em pleno surto de gripe e da variante Ômicron, há falta de funcionários, muitos contagiados pela covid-19, superlotação nas salas de atendimento, às quais estão com ar condicionados estragados e sem janelas para a rua, situação totalmente inadequada segundo os protocolos de Vigilância em Saúde.

Há também um sério problema com a empresa terceirizada de manutenção que não garante profissionais para a instalação do ar condicionado e não fornece ferramentas para que estes possam fazer as instalações ou conserto dos aparelhos danificados, deixando as salas sem ventilação adequada e sem janelas, em plena pandemia.

 

A empresa terceirizada que faz as refeições também apresenta péssima qualidade e erros técnicos graves, como, por exemplo, servir a mesma dieta para pacientes diabéticos e não diabéticos. O Simpa teve relato de uma mãe que teve que levar comida de casa, durante uma semana, para alimentar sua filha (especial), a qual se alimenta apenas de refeições pastosas. Fatos que serão denunciados ao Ministério Público.

Na reunião com o Simpa, as Direções de Enfermagem e Administrativa do PACS afirmaram que estão solicitando empréstimos de ar condicionados (em plena condição de uso) à outros setores para instalação nas salas que faltam. Informaram, também, que já encaminharam pedido ao governo de 35 técnicos de enfermagem e oito enfermeiros, emergencialmente, para o local, até que se convoquem os aprovados dos concursos vigentes ou se realizem novos concursos.

 

O Simpa, através da Lei de Acesso a Informação, reforçou solicitação ao governo que envie ao sindicato os pareceres do Previmpa e da PGM em relação a validação e convocação dos aprovados nos concursos vigentes para enfermeiros(as) e técnicos(as) de enfermagem. Além disso, o Simpa vai verificar se o pedido de RH da Direção de Enfermagem já foi protocolado pelo governo na Câmara e irá solicitar reunião com o Secretário de Administração para tratar da falta de profissionais na Saúde Municipal.

Tags: #SimpaSindicato, simpa, sindicato

Mais notícias