Núcleo de Aposentad@s reuniu-se no Simpa

APOSENTADOS

No dia 14 de janeiro, o Núcleo de Aposentad@s do Simpa reuniu-se na sede do Sindicato para avaliar a conjuntura e deliberar ações para o próximo período. O encontro foi pautado pela discussão sobre o POAPrev, fundação que estabelece a Previdência Privada no município. Participou da reunião o Presidente do Conselho Administrativo do Previmpa, Edmilson Todeschini. Também foi abordada a possibilidade de mudança na carga horária dos servidores e o congelamento dos regimes de trabalho, o que resultaria no congelamento dos reajustes.

Todeschini lembrou que o projeto que estabelece o POAPrev foi aprovado mesmo com parecer contrário do Conselho Administrativo do Previmpa. Este projeto foi mais uma forma de retirar os recursos financeiros do Previmpa e transferir para a iniciativa privada. Lembrando que o POAPrev será aplicado apenas para quem está na ativa. Não se aplica aos aposentados ou quem solicitou aposentadoria até o dia 28/12/2018. Só poderá ter a previdência complementar quem ganha acima do Teto do Regime Geral do INSS (R$ 5.645,80).

“É um elefante branco; criado para embutir na nossa conta a elevação de gastos com pessoal. Temos que fazer uma campanha de não adesão ao POAPrev, pois é mais uma forma de descapitalizar a previdência pública dos municipários”, afirmou o presidente do Conselho Administrativo do Previmpa.

Na discussão, o Núcleo de Aposentad@s também mostrou preocupação quanto a possível Reforma da Previdência a nível federal. A reforma viria como uma imposição de cima para baixo que pode retirar diversos direitos adquiridos ao longo da carreira.

A questão do projeto que visa mudar a carga horária dos servidores foi vista com preocupação pelos aposentados, uma vez que a Justiça decidiu que o prefeito tem ingerência sobre o assunto e pode modificar as 30 horas a qualquer momento. Ao fim da reunião, foram tirados os encaminhamentos.

Confira:

– Uma comissão irá elaborar material visual e escrito sobre o POAPrev e Previmpa para manter os aposentados informados e atuantes.

– Visitas na Câmara de Vereadores para convencimento das bancadas das pautas dos aposentados.

– Encaminhar melhorias ao novo plano de saúde, pois tem havido muitas reclamações.

– O Simpa disponibilizará o carro com motorista para os aposentados visitarem os locais de trabalho, levando materiais do Simpa e fichas de filiação do mesmo. Com isso, buscarão ampliar o cadastro dos aposentados e agregar mais pessoas ao Núcleo.

– Manter as visitações para conversar com os colegas aposentados nos últimos dois dias de cada mês, período em que muitos dirigem-se à sede do PREVIMPA.

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA