Sob a bandeira “Unidade municipária para lutar”, tomou posse nesta segunda-feira, 28 de outubro, Dia do Servidor e da Servidora Pública, a nova diretoria do Simpa para o triênio 2019-2022. Com a sede lotada e a presença de amplos setores dos movimentos sociais, sindical e da política, a nova diretoria reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da união da categoria e da classe trabalhadora contra os ataques de Marchezan, Leite e Bolsonaro aos direitos dos trabalhadores e ao serviço público.
Logo após a posse de cada um dos 19 membros, dos quais 11 são mulheres, os novos diretores-gerais se manifestaram, em discursos que convergiram para o lema defendido durante a campanha eleitoral. “Nosso compromisso é com a unidade para debatermos não apenas com nossos colegas da categoria, mas com a cidade, em defesa de Porto Alegre”, disse Alexandre Abreu. O novo diretor-geral destacou que o Simpa tem sido “a grande oposição que Marchezan teve ao longo de sua gestão”, movimento que a atual direção deseja aprofundar por meio do fortalecimento da relação com a base e do diálogo, especialmente com as comunidades que mais necessitam dos serviços públicos ora sucateados e terceirizados por Marchezan.
João Ezequiel da Silva, também diretor-geral, lembrou a infância entre mulheres para enfatizar: “desde cedo aprendi que a gente tem de ter lado e o nosso lado não é o dos ricos e poderosos; temos de estar do lado dos oprimidos, da luta dos negros, das mulheres, dos LGBTs, da classe trabalhadora”. E completou dizendo que a “categoria não aguenta mais os ataques de Marchezan, Leite e Bolsonaro”, o que impõe a necessidade de ampliar e fortalecer a resistência contra estes governos.
Jonas Tarcísio Reis, reeleito diretor-geral, agradeceu o “voto de confiança dado pelas mulheres e homens da categoria, o que muito nos orgulha”. E apontou: “seremos sim um bastião de luta neste município para que a verdadeira unidade aconteça, de maneira a derrotar essa direita infame que destrói a capacidade da classe trabalhadora de construir um futuro melhor”.
Balanço
Em nome da gestão 2016-2019, o ex-diretor-geral, Alberto Terres destacou o trabalho do Sindicato junto às comunidades, setores diversos da sociedade civil, parlamento, judiciário e órgãos de controle no enfrentamento ao sucateamento e ao processo de terceirização levado a cabo pela gestão Marchezan, além de recordar algumas das principais vitórias e momentos de luta dos servidores contra a perda de direitos e em defesa da cidade. Ele também agradeceu pelo apoio da categoria e pelo empenho de todos os funcionários do Sindicato.
A diretora empossada de Assuntos Jurídicos, Silvana Conti, convidou as mulheres presentes, para entoarem a paródia à canção Bella Ciao, cujo refrão adaptado trazia a palavra de ordem utilizada nas recentes lutas dos municipários: “Fora Marchezan!”. A cerimônia foi encerrada com apresentação musical de alunos e alunas do CMET Paulo Freire.
O Simpa registrou a presença das deputadas Fernanda Melchionna (Psol), Luciana Genro (Psol) e Sofia Cavedon (PT); dos vereadores Alex Fraga (Psol), Roberto Robaina (Psol) e Marcelo Sgarbossa (PT); do ex-prefeito Raul Pont (PT), dos ex-deputados Jussara Cony (PCdoB), Raul Carrion (PCdoB) e Pedro Ruas (Psol); da representante do senador Paulo Paim, Abigail Pereira (PCdoB); de dirigentes dos comitês municipais do PT, PCdoB e PSol e das centrais sindicais CTB, CUT e CGTB; das entidades estudantis, sindicais e associações como UEE-RS, UJS, Sergs, Semapi, Sindicato dos Advogados, Condsef, SindSerf-RS, ADJC, UBM, Sintrajufe, ASERGHC, União do Movimentos Populares, União Brasileira de Mulheres, Movimento em Defesa da Educação Pública, Astec, Coren-RS, Mover, Sindipetro-RS, SindiSaúde, CME-POA, ASHPS, Sindicato dos Auditores dos Tribunais de Contas, Cpers, Dieese, Sinpro-RS, COOTRAPOA e Sindicato dos Sapateiros de Campo, além de representações das deputadas federais Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT), do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) e dos vereadores Adeli Sell e Odacir Oliboni (PT). Outras entidades estiveram presente em apoio à unidade municipária para enfrentar o governo Marchezan Jr.
Veja abaixo quem são os novos diretores e diretoras do Simpa:
Diretor-Geral – Alexandre Dias Abreu
Diretor-Geral – João Ezequiel da Silva
Diretor-Geral – Jonas Tarcísio Reis
Diretora Administrativa – Luciane Pereira da Silva
Diretora Administrativa Adjunta – Daniela Fernandes de Almeida
Diretor Financeiro – Luís Fernando de Fraga Silva
Diretora Financeira Adjunta – Fabiane Borges Pavani
Diretora de Comunicações – Cindi Regina Sandri
Diretor Adjunto de Comunicações – Glauco Marcelo Dias
Diretor de Formação Sindical – Edson Zomar de Oliveira
Diretora Adjunta de Formação Sindical – Naiara Chaves Vieira
Diretora de Assuntos Jurídicos – Silvana Conti
Diretora Adjunta de Assuntos Jurídicos – Paula Soares Souza
Diretor de Saúde do Trabalhador – Egídio Luiz Paolin
Diretora Adjunta de Saúde do Trabalhador – Marcia Dias Loguercio
Diretor de Cultura, Esporte e Lazer – Rodrigo de Barcelos Rodrigues
Diretora de Ações de Combate a Opressão – Roselia Siviero Sibemberg
1ª suplente – Marília dos Santos
2ª suplente – Márcia Rosi Ferreira
Mais notícias